Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Odontopediatria e o recém-nascido

  • Odontopediatria
  • 02/06/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Você sabia que a fase da lactação é uma das mais importantes não só pela nutrição, mas também pela saúde bucal do recém-nascido? Os movimentos realizados pelo bebê durante a amamentação são essenciais para o desenvolvimento correto de toda a estrutura bucal, desde lábios, língua e gengiva até a articulação temporo-mandibular (ATM). Por essa razão, a odontopediatria tem função muito importante nessa fase da vida da criança.

Além disso, a amamentação também desenvolve papel indispensável para a respiração do bebê pelo nariz. Todos esses fatores influenciam diretamente no futuro desenvolvimento adequado dos dentes da criança, principalmente seu alinhamento e encaixe. Por isso, é necessário uma consulta ao odontopediatra assim que possível, uma vez que ele analisará toda a cavidade bucal do bebê, a fim de verificar se há qualquer problema e garantir sua saúde e desenvolvimento ideais.

O ponto mais importante da odontopediatria para o recém-nascido, no entanto, é a prevenção. O odontopediatra irá orientar os pais do bebê sobre todos os cuidados necessários com sua saúde bucal em todas as fases de desenvolvimento. Confira algumas dicas:

  • Evite chupetas e mamadeiras: O melhor para o desenvolvimento correto da estrutura bucal da criança é a amamentação. É importante evitar a mamadeira mesmo que seja com o leite materno, uma vez que ela é mais fácil de sugar e o bebê pode passar a preferi-la ao invés da amamentação direta. O esforço de sucção na amamentação é muito importante, estimulando a respiração nasal e fortalecendo a musculatura da boca. Esses movimentos também influenciam o posicionamento correto da língua e o desenvolvimento ideal da arcada dentária.
  • odontopediatriaAleitamento materno exclusivo: É recomendado o aleitamento materno exclusivo pelo menos até os seis meses de idade. Após esse período, é possível intercalar a amamentação com uma alimentação complementar. Como explicamos acima, essa fase é importante tanto por razões nutricionais, quanto pela saúde bucal do bebê.
  • Higiene bucal: Antes do surgimento dos dentes, o ideal é que a higiene bucal seja realizada diariamente com o uso de gaze ou fralda umedecida.
  • Consultas ao odontopediatra: A primeira consulta ao odontopediatra é muito importante e deve ser feita assim que possível. A partir disso, o dentista orientará sobre o momento ideal para as próximas consultas.

Fonte: Pediatra orienta (Sociedade de Pediatria de São Paulo), por Dra. Dóris Rocha Ruiz.