Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Dentes amarelados: causas e tratamentos

  • Odontologia Estética
  • 28/04/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Dentes amarelados são um grande incômodo para a estética bucal, e acometem a maioria das pessoas. Existem diversas causas para o amarelamento dos dentes, sendo a maioria delas ligada aos hábitos do paciente. Existem, também, tratamentos bastante eficazes e rápidos para clarear a arcada dentária.

Veja agora algumas das causas mais comuns que levam aos dentes amarelados:

  • Bebidas e alimentos: Quando têm uma grande quantidade de corante, causam o amarelamento gradual da arcada dentária (alguns exemplos são refrigerantes, café, chá, vinho, beterraba, entre outros). Além disso, o consumo de doces faz com que ácidos sejam produzidos, e então o esmalte dos dentes é afetado. Alimentos ácidos em geral oferecem o mesmo risco.
  • Tabaco: As substâncias presentes no cigarro amarelam os dentes, além de muitas vezes causarem gengivite e cáries.
  • Boca seca: O fluxo salivar ajuda na limpeza dos dentes, eliminando bactérias. Quando esse fluxo é baixo, o esmalte dental é afetado.
  • Má higiene bucal: Deve-se escovar os dentes após cada refeição. O uso do fio dental é indispensável, e a pasta de dente deve conter flúor.

dentes amarelados tratamento Clareamento dental

O clareamento é um dos tratamentos mais solicitados na odontologia. Existem dois tipos principais: no consultório e caseiro. Além destes, ainda existem os tratamentos menos eficazes, encontrados em farmácias. Estes apresentam resultado pouco significativo, uma vez que o molde não é feito sob medida, e a substância utilizada não é a mesma.

  • Em consultório: Também é chamado de tratamento a laser. Em uma consulta de cerca de 1 hora, o dentista aplica um gel clareador de maior concentração nos dentes do paciente, o qual é ativado por meio do laser. A consulta pode ser repetida, e o resultado é instantâneo. É um tratamento mais dispendioso do que o caseiro, e menos eficaz.
  • Caseiro: O dentista produz moldes das arcadas dentárias do paciente. O paciente fica com os moldes e com o gel clareador, devendo aplicar o gel no molde e usá-lo por cerca de 1 hora todos os dias. O tratamento costuma levar por volta de 2 semanas. A porcentagem de ácido é variável: normalmente o dentista utiliza uma porcentagem média, e pode aumentá-la ou diminuí-la de acordo com a sensibilidade do paciente. O resultado é melhor, e o tratamento é menos dispendioso do que o de consultório.

Dentes amarelados afetam a auto-estima de qualquer pessoa e, como você pôde perceber, não é difícil tratá-los. Por isso, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica e torne o seu sorriso muito mais bonito!