Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Entenda a função de cada dente

  • Curiosidades
  • 05/09/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Você sabe qual é a função dos dentes? Cada grupo de dentes serve para algo diferente, tendo características próprias para a mastigação.

Por volta dos seis meses de idade, nascem os primeiros dentes de leite - até os três anos, todos os 20 já se desenvolveram. A queda dos dentes de leite, sendo substituídos pelos permanentes, ocorre a partir dos seis anos de idade. Contando com os sisos, um adulto tem ao todo 32 dentes na boca.

Entenda agora qual é a função dos dentes. Eles são divididos em grupos definidos por suas características anatômicas e funcionais:função dos dentes

  • Incisivos: São divididos entre os incisivos centrais e os laterais, e estão localizados na parte frontal da boca, quatro na arcada superior e quatro na inferior. A principal função dos dentes incisivos é a de cortar os alimentos, tanto por sua localização na cavidade bucal quanto por sua forma.
  • Caninos: São os dentes de formato pontiagudo, localizados ao lado dos incisivos. Existem dois caninos na arcada superior e dois na inferior, e sua principal função é a de rasgar os alimentos.
  • Pré-molares: Localizados logo após os dentes caninos, existem ao todo oito pré-molares, quatro em cada arcada. As crianças não possuem pré-molares, que são apenas permanentes. A função dos dentes pré-molares é a de triturar os alimentos.
  • Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.
  • Sisos ou terceiros molares: Existem ao todo quatro dentes do siso, mas muitas pessoas não os têm, ou têm apenas alguns deles. Por serem os últimos a nascer (quando a pessoa tem cerca de 20 anos de idade), e por não terem função relevante, é comum que sejam extraídos para não prejudicar o alinhamento dos demais dentes. No entanto, a necessidade de extração depende muito da posição em que os sisos nascem, havendo pessoas que os mantêm sem problemas.

Por seu formato, que pode dificultar a higienização, os dentes pré-molares e molares são os que estão mais sujeitos às cáries. Por isso, precisam de uma atenção especial no momento da escovação.