Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Invisalign first, aparelho dentário para criança

  • Odontopediatria
  • 18/10/2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Um sorriso bonito significa cuidado com a aparência e consequentemente com a saúde bucal, além do mais, na atualidade com a tecnologia da Invisalign first, aparelho dentário para crianças e adolescentes, seu filho pode disfrutar da correção da arcada dentária de maneira menos incisiva e com alta eficiência em um procedimento praticamente indolor.

Quando se coloca aparelho ortodôntico, é comum sentir desconfortos justamente por conta da pressão exercida pelos aros de metais do conjunto. Se em um adulto já é difícil administrar a dor por conta da pressão e incômodo do dispositivo, imagine quando se é criança. Mesmo sendo algo importante para a saúde bucal infantil, os aparelhos convencionais geram uma sensação desagradável na criança e podem prejudicar seus comportamentos, ocasionando irritabilidade, choro e desconforto.

São fatores como esse que levaram ao desenvolvimento de um dispositivo que realize o mesmo procedimento de correção ortodôntico de maneira menos incisiva mas com uma eficiência maior.  Assim, com a Invisalign First, é possível corrigir arcada e ao mesmo tempo, evitar a dores da pressão com um conjunto de placas transparentes que são moldadas, de tempos em tempos, para realizar os alinhamentos corretos necessários. 

O que é a Invisalign First?

A Invisalign® é uma empresa que desenvolveu o Invisalign First como solução ortodôntica feita para diversos públicos como crianças e adolescentes. Com os alinhadores é possível posicionar os dentes e a arcada com uma previsibilidade única. Deste modo, por se tratar de um sistema composto de placas que podem ser removidos, a pessoa que está fazendo o uso do aparelho pode removê-los para alimentação e higienização.

Diferentemente dos aparelhos comuns, onde ao serem removidos, demandam diversas consultas com o dentista para a correção das cáries, já que não é possível fazer uma limpeza adequada. Ao mesmo tempo, os aparelhos fixos não são passíveis de remoção quando a criança vai se alimentar, o que pode causar danos no aparelho e consequentemente machucados na boca por conta das hastes.

Danificar o aparelho pode fazer com que se tenha gastos e contratempos, já que é necessário que a criança vá ao dentista e realize todo um procedimento para implementação de novas hastes acrílicas, de ferro e borrachas. Enquanto o Invisalign First, aparelho dentário para criança, pode ser fabricado um número maior de alinhadores e moldes que evitem que o paciente tenha gastos novamente com o dentista. 

Meu filho precisa de aparelho, qual é a melhor escolha?

É aquela famosa máxima, depende. As opções podem ser os aparelho ortopédicos de ortopedia funcional dos maxilares, aparelhos fixos e o Invisalign First. No caso da tecnologia da Invisalign First, como existe uma alta tecnologia na produção alinhadores, o custo é pode ser um pouco mais elevado. 

Dentista realizando uma consulta em uma paciente criança

Essa tecnologia é indicada especialmente para crianças, justamente porque dor e desconforto alteram o comportamento da criança e ao mesmo tempo podem prejudicar a mastigação e a alimentação. Assim, com um procedimento de alta tecnologia e não invasivo, se cuida da saúde em um contexto amplo. 

São todos os dentistas que usam essa tecnologia da Invisalign?

Não! Existe ainda uma grande maioria de dentistas que faz o uso das tecnologias convencionais de aplicação de aparelhos com hastes de metal, acrílico e borracha. Contudo, como a tecnologia está se dissipando rapidamente, há uma variedade de clínicas odontológicas adotando esse procedimento como a Cury Clínica Odontológica (by Dr. Marcio Cury), por exemplo.

Com essa tecnologia a criança terá que fazer o acompanhamento com o dentista frequentemente?

Sim, o paciente deverá realizar o acompanhamento odontológico para avaliar como está sendo realizada a correção da arcada e dentes. Contudo, como praticamente não há danos no aparelho ortodôntico e menos contratempos, o investimento nos moldes significa menos consultas com o dentista.

Quais as vantagens dos alinhadores Invisalign First?

As vantagens dos alinhadores da Invisalign First, aparelho dentário para a criança, é que o conjunto de placas realiza o procedimento de correção da arcada e dos dentes de uma maneira eficiente e praticamente indolor. Além do mais, a placa ou molde podem ser facilmente removidos para a alimentação e higienização.

Em detrimento disso, o procedimento se torna menos invasivo, com praticamente nenhuma chance de machucar a boca da criança e totalmente discreto. Os moldes são transparentes e assim o sorriso é mantido e a criança não se sente envergonhada, já que não há a presença de hastes metálicas.

O que os aparelhos da linha Invisalign corrigem?

As indicações do podem ser feitas para pacientes que possuem: mordida cruzada; dentes desalinhados; falta de espaço para a erupção dos dentes permanentes; dentes projetados; diastemas; mordida anterior aberta; mordida anterior profunda entre outros

A partir de que idade é possível iniciar o tratamento com a Invisalign?

A partir do começo da troca dos dentes já é possível realizar o tratamento com a tecnologia. Entre os 6 e 10 anos, dependendo do procedimento que será realizado, a Invisalign First já pode ser aplicada. Totalmente indolor e com uma máxima eficiência na correção dos dentes a criança pode ter um sorriso lindo e saudável.

Como o Invisalign First funciona?

Primeiramente ao passar com o dentista é realizado um escaneamento do sorriso de modo que o dentista consiga analisar a digitalização da arcada dentária da criança. Posteriormente é realizado o planejamento dos alinhadores que serão criados pelo profissional.

Assim, cada dente tem que se movimentar em um momento específico para que o plastico do alinhador e a fisiologia de cada paciente se organize. Vale ressaltar que o procedimento Invisalign First, aparelho dentário para criança, é apenas uma ferramenta. Já que a expertise do dentista é o que mais importa, por conta disso, realizar a aplicação do aparelho na Cury Clínica Odontológica é sucesso para um sorriso saudável da criança.

Após essa análise, no software que o dentista usa, é possível avaliar onde os alinhadores serão implantados ou posicionados no dente da criança. Posto isso, após realizar a análise e implementação dos alinhadores, é só colocar o molde plástico com tecnologia patenteada Invisalign First.

Por que o Invisalign pode ser a melhor opção para o seu filho?

Invisalign First pode ser melhor opção para o seu filho porque conta com uma tecnologia recente e eficiente no procedimento de alinhamento e correção dos dentes e da arcada de modo indolor. Assim, a criança pode desfrutar do produto de modo tranquilo, sem correr riscos de machucados na boca além de permitir uma fácil higienização.  

Cury Clínica Odontológica e a saúde bucal do seu filho

A Ortodontia Curitiba é uma escolha baseada em saúde, função e estética. Proporcionamos qualidade, conforto e segurança para nossos pacientes e contamos com uma equipe técnica de especialistas nas mais diversas áreas da odontologia. Assim, ajudamos pessoas a transformarem suas vidas através de um sorriso. Valorizamos a saúde bucal da criança com a nossa linha Invisalign First e também com outras opções de tratamentos como a Ortopedia Funcional dos Maxilares para garantir conforto na aplicação dos alinhadores e moldes de modo a preservar um sorriso e bem estar.