Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Você sabe quais itens devem constar em uma Limpeza Dentária Profissional?

  • Periodontia
  • 29/05/2018
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Olá amigos, tudo bem?

Tenho oberservado com certa frequencia a chegada de novos pacientes com problemas de gengiva (periodontais) como a famosa Gengivite e Periodontite embora realtem que sempre foram ao dentista por que isto pode acontecer?

Bem, inicialmente cabe destacar que estes problemas são na mioria dos casos "silenciosos", não causando dores e nem maiores desconfortos para as pessoas. Cabe aqui ressaltar que ao passar fio dental agengiva não deve sangrar, isto não é normal, embora muitas pessoas achem que é!

Contudo para o profissional reconhecer estes problemas em estágio inicial geralmente fica mais fácil se ele for um especialista em gengivas (no caso Periodontista). Isto pois oprecisa fazer uma sondagem meticulosa periodontal das gengivas e muitas vezes pode precisar de outros exames para fazer um diagnóstico completo.

Qual a importância da Gengivite e Periodontite? Além de poder causar mau hálito e perda de dentes, estas doenças podem causar problemas de saúde em outras regiões do corpo como Coração (endocardite bacteriana, articulações, pulmão, etc). Nas mulheres grávidas poderá causar parto prematuro. Já nos atletas pode afetar seu desempenho!

Agora que você entendeu a importância da Periodontia e dos problemas que ela trata como Gengivite e Peridontite aqui vão os itens de uma boa limpeza completa odontológica:

Sondagem meticulosa gengival e

1) Evidenciação de placa para mostrar ao paciente aonde está tendo acúmulo e precisa melhorar a higiene oral
2) Raspagem de Tártato
3) Remoção de Placa Bacteriana
4) Alisamento das regiões que forem raspadas
5) Polimento dentário, afim de deixar o dente o mais liso possível, o que dificulta a formação de placa e consequente de tártaro
6) Orientação de Higiene Oral e dos produtos que são indicados ao seu caso
7) Reavaliação em até 30 dias caso necessário