Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Prevenção Digital: a tecnologia no seu sorriso

  • Prevenção
  • 18/05/2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Infelizmente, grande parte dos pacientes procuram um profissional de odontologia apenas quando percebem algum tipo de problema dental. Na prática, as coisas poderiam ser diferentes se nos preocupássemos mais com a ortodontia preventiva do que com o tratamento.

É justamente por isso que é tão importante realizar um check-up preventivo. A boa notícia é que hoje já há tecnologia suficiente para “prever” quais doenças podem se manifestar nos meses seguintes. Em outras palavras, é possível diagnosticar doenças ainda em estágio inicial e, com isso, simplificar o tratamento e reduzir os custos.

“Não manifesto doença, logo sou saudável”. Será mesmo?

Muitos pacientes imaginam que por não apresentarem nenhum sintoma de doença estão completamente saudáveis. Esse é um pensamento perigoso, pois nem sempre ele é verdadeiro. Doenças em estágio inicial podem não manifestar nenhum sintoma ou incômodo, mas já são passíveis de serem tratadas. 

O check-up preventivo digital visa justamente identificar possíveis condições anormais quando elas ainda não se manifestaram por completo. Trata-se de uma solução de alta tecnologia e que pode evitar muitos transtornos para os pacientes, pois se o diagnóstico for feito a tempo, diminuem as probabilidades de problemas, reduzindo consequentemente o custo do tratamento.

Check-up preventivo digital: como funciona?

Para realizar o check-up preventivo digital é possível recorrer a um recurso chamado SkyCam. A Cury Clínica Odontológica é uma das pioneiras em Curitiba a adotar esse tipo de técnica. A SkyCam é um equipamento que captura imagens por meio de uma câmera de altíssima resolução.

Essas imagens, quando analisadas no computador com softwares específicos, permitem ao especialista analisar os mínimos detalhes na dentição do paciente. Desde uma pequena infiltração, passando por cáries em estágio inicial, tudo pode ser percebido nas imagens ampliadas – algo que nem sempre é possível ser visualizado quando observamos os dentes a olho nu.

Dentista mostrando para a sua paciente como funciona o check-up preventivo digital

Se necessário, é claro, o profissional de odontologia pode recomendar a realização de exames complementares, como radiografias. No entanto, o simples fato de realizar um check-up mais minucioso por si só já amplia as possibilidades de prevenção. Não é preciso ter sintomas ou problemas visíveis para iniciar um tratamento.

As principais vantagens do check-up preventivo digital

Recorrer à tecnologia para obter diagnósticos mais precisos e eficientes, mesmo em condições que ainda estão em fase de desenvolvimento, é sem dúvida a principal vantagem de sistemas como o SkyCam. Mais do que uma simples “visita” ao consultório, essa é a possibilidade de investigar a fundo situações potenciais de problemas dentários.

1. Identificação de problemas em estágio inicial

A possibilidade de identificar condições desfavoráveis antes mesmo que elas se manifestem por completo é uma grande vantagem para o paciente. Isso simplifica os procedimentos, reduz as chances de os problemas se tornarem mais graves e diminui também os custos do tratamento como um todo.

2. Alto nível de detalhamento

Em alguns casos, o check-up preventivo digital pode fornecer mais detalhes para pacientes que já tenham realizado radiografias. A soma dos dois exames pode proporcionar ao dentista mais subsídios para a tomada de decisão sobre quais são os melhores procedimentos a serem adotados.

Dentista mostrando o nível de detalhamento do check-up digital

3. Acompanhamento digital mais preciso

A partir da realização do check-up preventivo digital, as informações do paciente ficam salvas em um prontuário eletrônico, o que torna mais fácil o acompanhamento durante o tratamento. Por meio de fotos e vídeos, o paciente pode ver claramente a evolução durante todo o período.

.....

Não espere até um problema aparecer para visitar o seu dentista. Crie o hábito de realizar pelo menos duas consultas ao ano, independentemente de aparecerem sintomas ou não. Previna-se utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia para check-up odontológico.