Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Que tipo de aparelho dental devo usar?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 29/05/2019
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Além da parte estética que muitas vezes faz o paciente procurar o tratamento com aparelhos, a questão funcional é extremamente importante, pois um desequilíbrio na parte mastigatória, na parte desenvolvimento e de posição tridimensional da mandíbula e dentes pode refletir em diversas aspectos relacionados a saúde do indivíduo como: dores e estalidos na articulação temporo mandibular, dores de cabeça, enxaquecas, problemas respiratórios e de sono, dores na região de cabeça e pescoço e outras desordens. Estas, por fim podem gerar problemas de ordem até emocional com depressão, problemas de concentração, etc.

A Ortodontia e Ortopedia Facial que fazemos é muito mais que dentes alinhados e um sorriso bonito!

  • pensamos na questão funcional e  saúde
  • detalhes estéticos específicos e individualizados para cada paciente, por exemplo, um sorriso mais largo e bonito, por exemplo.
  • para mulheres podemos fazer com que os dentes realcem os lábios e o terço inferior da face causando um processo chamado de "lifting ortodôntico", por meio do qual conseguimos um rejuvenescimento facial.
  • trabalhamos com técnicas que permitem um maior intervalo entre as consultas (em média 60 dias) e tratamentos em menor tempo 
  • técnicas mais confortávies 
  • maior estabilidade de resultados finais
  • não trabalhamos com sistemas de pagamento que fazem com que o paciente fique preso ao tempo de tratamento. O paciente recebe um orçamento total do valor a ser investido antes do início

Os aparelhos dentais podem ser divididos em basicamente dois tipos: fixos e móveis. Os móveis dependem bastante da colaboração do paciente em utilizar o aparelho pelo tempo recomendado. Podem ser ortodônticos, quando realizam movimentações nos dentes, ou ortopédicos, quando corrigem alterações ósseas em crianças em fase de crescimento. Já os aparelhos fixos costumam ser indicados para casos mais complexos, e só podem ser retirados pelo dentista.

Dentro dessas duas categorias, existem vários tipos de aparelho dental, cada um indicado para casos diferentes. Entenda um pouco mais sobre cada um deles.

Aparelho Fixo

Entre os fixos, existe o aparelho metálico tradicional, o autoligado, o lingual e o transparente. Esses dois últimos são indicados principalmente para pessoas que buscam um tratamento mais estético.

Aparelho Dentário Tradicional

aparelho dental tradicional

Composto por bandas fixadas nos dentes posteriores, brackets fixados na parte frontal de todos os dentes, fio metálico que passa pelos breckets e se liga às bandas, e elásticos. Esses elementos aplicarão força aos dentes, fazendo com que eles se movimentem aos poucos e corrijam o encaixe dos dentes e da mordida. É um aparelho que necessita de consultas mensais ao dentista, para que seja apertado.

Dependendo do caso, esse tratamento pode necessitar da associação de outros tipos de aparelhos, como o extra-bucal e o expansor palatino (usado para alargar o arco do maxilar superior). O tempo de tratamento varia bastante de caso para caso.

Aparelho Dentário Autoligado

Aparelho Dentário Autoligado

Os aparelhos autoligados possuem os brackets mais modernos e eficazes. Esse bracket possui um sistema de "porta" que prende o fio metálico sem a necessidade dos elásticos, o que elimina o atrito e garante movimentos mais precisos. Assim, o tempo de tratamento diminui e os resultados são melhores e mais rápidos. Além de proporcionar forças menores, maior conforto e maior facilidade de limpeza. Especialmente o Damon System, melhor sistema autoligado, é hoje uma opção mais moderna que o aparelho tradicional com borrachinha que permite tratamentos mais rápidos e confortáveis e resultados estéticos finais excepcionais como um sorriso mais amplo e bonito.    https://meuortodontista.com.br/

Aparelho Dentário Lingual

aparelho dental lingual

Usado principalmente para fins estéticos, é também um aparelho de metal, mas colocado na parte posterior dos dentes. O material é feito sob medida, visando o conforto do paciente. Por esse motivos, as peças são um tanto diferentes do aparelho tradicional, mas operam da mesma maneira e com os mesmos resultados. Em cerca de um mês, o paciente já se acostumou com o aparelho. A desvantagem está principalmente na higienização, que por ser mais difícil, precisando de mais atenção por parte do paciente.

Aparelho Transparente

aparelho dental safira

São também aparelhos estéticos, que se utilizam de um material mais discreto. Podem ser de policarbonato, que é um material opaco e menos resistente, podendo amarelar com o tempo e quebrar. Além disso, é um material que oferece maior atrito, prejudicando a movimentação. O de cerâmica também é opaco, podendo amarelar, mas é mais resistente do que o de policarbonato e não oferece atrito. O de safira, além de ser o mais resistente e eficaz, é translúcido, sendo também a opção mais estética. Este é o mais dispendioso dos três.

Aparelho Móvel ou Aparelho Removível

Entre os removíveis, destacam-se o aparelho de contenção, utilizado após a conclusão de um tratamento com aparelho fixo, os niveladores invisíveis e uma série de aparelhos ortopédicos.

Aparelho de Contenção

Aparelho de Contenção

O aparelho de contenção é usado após o fim do tratamento com o aparelho fixo, em função da tendência dos dentes se movimentarem na ausência do aparelho. O paciente deverá utilizar esse aparelho pelo tempo indicado pelo dentista, até atingir a estabilidade. Vale lembrar, no entanto, que os dentes nunca param totalmente de se movimentar.

Aparelho Invisível

Aparelho Invisível

Os tipos principais de niveladores invisíveis são o clear aligner, o clear correct e o invisalign, os quais são usados principalmente para pacientes que desejam um tratamento mais estético. São placas transparentes que devem ser utilizadas o tempo todo, sendo retiradas apenas para comer e escovar os dentes. Ao longo do tratamento, as placas vão sendo trocadas, para que a movimentação ocorra adequadamente. Somos uma clínica Invisalign de referência "Gold Member".

Aparelho Ortopédico Dental

Aparelho Ortopédico Dental

Usados em crianças e adolescentes em fase de crescimento, os aparelhos ortopédicos dividem-se em vários tipos, cada um para um caso diferente. Realizam movimentos na estrutura óssea das arcadas dentárias, podendo evitar a necessidade de futuros tratamentos ortodônticos.

Para saber maiores detalhes sobre o seu caso específico e qual tipo de aparelho dental você deve usar, consulte a Cury Clínica Odontológica. Aqui você encontrará profissionais especializados e receberá um tratamento confiável, com conforto e segurança.

acesse também: https://ortodontiacuritiba.com.br/ortodontia/