Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Vergonha de ir ao dentista? Saiba o que fazer!

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 18/01/2022
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Não é todo mundo que tem a oportunidade de ter os dentes perfeitos, algumas pessoas sentem-se constrangidas por ter os dentes tortos ou por não tê-los. Contudo, é importante quebrar o tabu e a vergonha de ir ao dentista justamente para manter a saúde bucal em dia. Por fatores como este que a Cury Clínica Odontológica irá auxiliar  você perder a vergonha e o modo de frequentar este profissional..

Um dos motivos que faz com que a pessoa deixe de ir ao dentista é o medo.  Pessoas que já passaram por situações desconfortáveis com algum destes profissionais, acabam trazendo insegurança para a vida e deixam de lado os check-ups tão importantes. Por isso é importante conduzir o caso com bastante calma e equilíbrio e explicando cada passo, criando um vínculo de confiança entre paciente e profisisonal. Outros, por não terem os devidos cuidados com a saúde bucal, sentem-se com vergonha de procurar o profissional para cuidar e tratar dos dentes.

Em conjunto, existem pessoas que acreditam que cuidar da saúde bucal só implica quando realmente algo está errado, como mau hálito ou dentes quebrados, gengiva sangrando e etc. Contudo, frequentar periodicamente este profissional é um modo de evitar problemas sérios como gengivite e periodontite.  

Qual é a função do dentista?

O dentista tem como principal objetivo garantir que o paciente tenha saúde bucal e até mesmo de saúde geral; visto que diversos problemas como dores de cabeça, problemas posturais, zumbido no ouvido, respiração bucal  podem ser de origem odontológica. Este profissional deve sempre estar atento de modo a realizar avaliação e diagnóstico de diversos problemas e condições inclusive de problemas odontológicos básicos como cáries, tártaros e placas bacterianas. Além do mais, visitá-lo com uma certa frequência e fazer a limpeza nos dentes é um modo preventivo de evitar problemas crônicos na saúde bucal. 

O medo de julgamento das pessoas em relação a este profissional devem ser deixados de lado, justamente por que além de tratar do que é necessário para que se promova bem estar, o dentista orienta o paciente a como realizar uma escovação correta dos dentes possibilitando um sorriso perfeito. 

Além do mais, há pacientes que necessitam de correção dos dentes e da mordida através do uso de aparelho ortodôntico. Assim, é o dentista que faz a análise e implementação do aparelho, e consequentemente, seus ajustes.   

“Tenho vergonha de ir ao dentista, como perdê-la?”

Para sair da zona de conforto e cuidar da saúde bucal é importante que você encontre um profissional onde haja confiança e conforto. Por conta disso, busque referências. Muitas das vezes, visitar uma clínica e conversar com um profissional já significa que você está dando o primeiro passo

Além do mais, os dentistas são profissionais que o principal objetivo é o cuidado com a saúde bucal de modo a promover a saúde. Então, independentemente de mau hálito, perda dos dentes, tártaro e outros, o dentista não irá julgar. Mas, cuidar e orientar o paciente com o intuito de viabilizar saúde.

“Tenho vergonha por conta de mau hálito?”

O mau hálito é comum em decorrência de diversos fatores como por exemplo pouca higiene dental, tabagismo; má higiene da boca; placa bacteriana nos dentes, gengiva e língua; cáries e gengivite. Porém, ter mau hálito significa a necessidade de buscar um profissional para identificar a causa e realizar os cuidados necessários com o intuito de eliminá-lo.

“Perdi os dentes e tenho vergonha de ir ao dentista, o que eu faço?”

Paciente masculino realizando um procedimento nos dentes

Caso o paciente tenha perdido os dentes há uma necessidade prioritária de buscar este profissional. Dependendo da idade da pessoa, pode ser algo incomum, e somente o dentista poderá dar um parecer. As cáries, traumas, problemas de gengivas, problemas de mordida e problemas sistêmicos são fatores que levam a perda de dentes, por isso, atente-se e busque um profissional rapidamente.

“Tenho medo de ir ao dentista por conta dos procedimentos odontológicos”

Há uma quantidade significativa de pessoas que têm medo de frequentar o dentista por conta dos procedimentos e o receio de sentir dor. Contudo, esses profissionais são especialistas em saúde bucal e contam com diversos recursos que preparam o paciente para não sentir desconforto. As anestesias que podem ser computadorizadas, sedação oral ou venosa, e sedação por óxido nitroso auxiliam o paciente a sentir conforto e segurança em procedimentos invasivos como a extração de dentes por exemplo.

“Tenho vergonha de ir ao dentista por medo de não conseguir pagar o tratamento.”

Essa é uma das situações que mais limitam pessoas que precisam passar por procedimentos de cuidados com a saúde bucal mas que ficam inseguras em começar. Muitos acreditam que os valores são elevados e a pessoa deixa de procurar uma clínica odontológica para realizar a avaliação. Cada lugar tem um modo de trabalhar e realizar as avaliações, mas com a Cury Clínica Odontológica temos inúmeras modalidades e condições para promover saúde bucal e uma estética no sorriso invejável. 

Falar abertamente sobre suas inseguranças com o dentista ajuda

A partir do momento que você realizar a consulta com o profissional, já de imediato fale abertamente sobre suas inseguranças e o motivo que faz com que tenha vergonha de ir ao dentista. Abrir o jogo é o primeiro passo para quebrar o tabu de não ter frequentado o profissional com regularidade.

O dentista é um profissional da área da saúde que está acostumado a lidar com mais situações adversas, por isso, aproveitar a consulta para além de realizar os procedimentos e permitir com que o profissional entenda o que fez com que você tenha ficado distante do consultório, é importante.

Está com dúvidas e receios? Tire-as diretamente com o dentista!

Dizem que a dúvida é o princípio da sabedoria e isso é a mais pura verdade. Se você está com dúvidas e receios é importante se abrir com esse profissional justamente para poder realizar a manutenção da saúde bucal e manter os dentes bonitos. Falar sobre a escovação, a quantidade de vezes que se escovam os dentes durante o dia, fio dental e o hábito de escovar a língua, por mais simples que sejam, influenciam em como está o quadro do seus dentes  

A necessidade de periodicidade de ir ao dentista  

A partir do momento em que se perde a vergonha de ir ao dentista, há uma necessidade de periodicidade. Deste modo, o profissional pode acompanhar a evolução do tratamento caso tenha sido feito algum procedimento e também avaliar o quadro da saúde bucal com regularidade.  

Outra questão importante é a realização das limpezas com certa frequência. Assim o paciente além de manter a higiene e a saúde bucal em dia, também recebe as orientações se sua escovação está sendo realizada de modo eficiente e preventivo.

Porque cuidar da saúde bucal desde pequeno é importante?

É importante cuidar da saúde bucal desde pequeno justamente porque promove saúde e hábitos saudáveis. A criança não sabe da importância dos cuidados com os dentes e com a boca, por conta disso, é importante que os pais ensinem desde pequeno em como escová-los de forma regular e correta. Além disso, manter a periodicidade com um dentista é importante para evitar problemas futuros como gengivite, acúmulo de placa e tártaro.

Cury Clínica Odontológica e a sua saúde bucal

A Ortodontia Curitiba é uma clínica referência nos cuidados com a saúde bucal. Com nossas técnicas exclusivas de sedação e anestesia sem dor você não precisa se sentir desconfortável e com medo de realizar os procedimentos. Além do mais, contamos com uma equipe altamente qualificada nos para todas as idades e para os mais diversos procedimentos clínicos, estéticos e preventivos. Sabemos que muitos ainda sentem insegurança dos procedimentos odontológicos, porém, com a tecnologia usada em nossa unidade você pode sentir tranquilidade, segurança e conforto.