Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Clareamento dental: conheça as melhores técnicas e saiba como clarear os dentes

  • Odontologia Estética
  • 06/09/2022
  • Cury Clínica Odontológica

O sorriso é o nosso cartão de visitas! Manter um sorriso branco e iluminado é o desejo de muitas pessoas. Por isso a busca por métodos de clareamento dental tem crescido tanto, seja nas clínicas odontológicas ou nos tutoriais caseiros do YouTube.

Mesmo cuidando da higiene bucal, os esmaltes dos dentes acabam enfraquecendo e variando um pouco de coloração, fazendo com que as pessoas recorram a esse tipo de tratamento odontológico. Mas quais as técnicas mais adequadas para clarear os dentes?

Buscando responder esse e outros questionamentos, elaboramos este artigo sobre os métodos de clareamento dental. Então, se você já teve vontade de fazer um procedimento de clareamento e quer saber como funciona, continue a leitura. 

O que é o clareamento dental e como ele funciona?

Antes de realizar qualquer procedimento é importante saber como ele funciona. O clareamento dental é um tratamento odontológico que restaura a cor original dos dentes, melhorando o seu aspecto estético, a coloração, e contribuindo com a autoestima do paciente, iluminando o seu sorriso.

Como mencionamos, com o passar dos anos, devido à escovação, consumo de certos alimentos e bebidas, ou até uso de medicamentos e de cigarro, são fatores que contribuem para a perda do esmalte dentário, gerando assim o amarelamento dos dentes. Com isso, surge o desejo de restaurar essa coloração  por meio do clareamento dental, seja ele feito através de um tratamento odontológico ou de forma caseira.

Dentre os diferentes tipos de clareamento dental disponíveis no mercado, os mais eficazes são aqueles que promovem a oxidação e a quebra dos pigmentos escuros depositados nos dentes, realizados com o acompanhamento de um dentista, por meio de um tratamento odontológico.

Já as receitas caseiras, comuns nos tutoriais da internet, utilizam técnicas como o uso de bicarbonato de sódio, óleo de coco e limão. Além de outros produtos vendidos na internet com este mesmo objetivo de clareamento, as famosas “pastas de carvão”. Estes métodos não são capazes de clarear os dentes e podem trazer diversos prejuízos futuros.

Quais os tipos de clareamento dental?

Existem dois tipos principais de clareamento dental, o que é feito em um consultório odontológico e o que é feito em casa. O primeiro método é realizado com o acompanhamento de um dentista, de forma profissional.

Clareamento a laser

O clareamento a laser é realizado em um consultório. O  profissional aplica um gel com alta concentração de agentes clareadores, deixando-os agir por um período entre 15 e 20 minutos e, em seguida, direciona o laser. Nesse tratamento, o gel utilizado para clarear pode ser à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, ambos capazes de promover a oxidação dos pigmentos.

mulher realizando o procedimento de clareamento dental a laser

Durante o procedimento, o dentista realiza o afastamento dos lábios e a proteção da gengiva, utilizando uma resina fotopolimerizável, que endurece ao entrar em contato com a luz. Essa proteção é necessária devido à alta concentração de peróxido, que pode causar irritação na mucosa do paciente.

O clareamento a laser é o mais indicado, por causa da segurança e da instantaneidade do resultado, devido à alta concentração do agente clareador. Já na primeira sessão o paciente consegue observar os resultados. Mas, para obter um melhor clareamento, é indicado realizar o tratamento em três sessões, que duram aproximadamente 40 minutos cada.

Clareamento caseiro 

Já o clareamento caseiro é realizado em casa e, diferente do método a laser, leva mais tempo e demora para apresentar resultados satisfatórios. Ele pode ser feito de forma isolada ou como complemento ao tratamento com laser.

Este método de clareamento, também conhecido como “moldeira”, utiliza uma placa de silicone e pode durar entre 7 e 21 dias, sendo um pouco mais lento que o laser. Deve ser realizado em casa, com um uso diário entre 30 minutos a 4 horas, mas com o acompanhamento de um dentista, para que não gere problemas.

Além desse método caseiro, também existe o uso de fitas adesivas clareadoras. Estas fitas realizam a mesma função que a moldeira, porém com uma menor quantidade de peróxido de hidrogênio, sendo uma forma mais discreta do procedimento. Este produto pode ser encontrado com facilidade em farmácias e o método de uso é descrito na embalagem do produto.

mulher utilizando fitas clareadoras nos dentes

Importante destacar que esse método exige grande atenção, pois possui possibilidades de queimar a gengiva do paciente, caso o gel entre em contato com essa parte do corpo. Importante entrar em contato com o seu dentista e analisar todas as precauções.

Para quem é indicado o clareamento dental?

Não há muitas restrições para o paciente que deseja realizar o clareamento, contanto que toda a sua cavidade bucal esteja saudável, afinal, o tratamento utiliza substâncias um pouco fortes. Além dessa recomendação, grávidas e crianças também não devem realizá-lo, ou qualquer pessoa que esteja passando por algum problema sério de saúde.

O mais importante é que o clareamento seja acompanhado por um dentista e realizado de forma segura. Sabemos que muitas pessoas, na busca pelo sorriso branquinho, utilizam receitas caseiras ou compram substâncias pela internet, realizando o procedimento “por conta própria”. Mas lembre-se que isso pode gerar danos irreversíveis à sua saúde dentária.

Tipos de clareamento caseiro: métodos cautelosos

Além dos procedimentos de clareamento caseiro destacados, é importante frisar a necessidade de um acompanhamento de um dentista no uso de cada método de clareamento.

A busca pelos dentes brancos e perfeitos tem levado jovens e adultos a utilizarem métodos e misturas advindas de tutorias da internet, sem tomar nenhum cuidado.

O uso de substâncias como bicarbonatos, limão e óleo de coco são destaques dentre os métodos de clareamento, gerando um resultado de melhoria na coloração, mas desgaste do esmalte dentário, que é o que protege os dentes das temidas cáries

Essas técnicas “instantâneas” e sem acompanhamento de um profissional, geram problemas futuros que irão prejudicar o seu sorriso. Por isso, sempre busque um profissional da área para garantir o sorriso perfeito.

Aqui, na Ortodontia Curitiba, oferecemos clareamentos dentários com segurança e o resultado que você deseja. Entre em contato.