Como evitar a morte dos dentes

• Curiosidades
  • 12/01/2017

Você sabia que traumas e cáries não tratadas podem causar a morte dos dentes? Trata-se de uma inflamação que, chegando ao canal do dente, pode gerar um colapso nessa estrutura. Isso gera, então, a necessidade de extração e substituição do dente.

Possíveis causas

As principais causas para a morte dos dentes são cáries e traumas, como quedas ou pancadas. A cárie, quando não tratada, corrói a estrutura dentária até chegar ao seu núcleo, repleto de terminações nervosas. Com isso, as bactérias atingem o canal do dente e causam o processo de inflamação.

Tratamento de canal

Quando o tratamento da cárie ou do trauma sofrido pelo dente não é realizado a tempo, ocorre a morte do dente. Torna-se necessário, então, o tratamento de canal. Entenda o processo:

• Endodontia canalApós a aplicação da anestesia local, o dentista realiza uma limpeza do dente, extraindo toda a polpa.
  • Depois disso, é realizado o preenchimento de todo esse espaço, com um material de obturação.
  • Caso a estrutura externa do dente também tenha sido muito danificada, é substituída por uma coroa dentária que fará a função do dente.

Caso o tratamento de canal também não seja realizado a tempo, a infecção poderá atingir a raiz dentária e até mesmo a corrente sanguínea. Isso pode gerar a necessidade de extração do dente. Além disso, a entrada de bactérias na corrente sanguínea pode causar problemas para o restante do organismo e até mesmo para o coração.

Como prevenir

A principal forma de prevenção de qualquer complicação na saúde bucal, é o cuidado com a higiene. É essencial escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, e fazer a higiene completa diariamente (com o uso de fio dental).

Além disso, consultar o dentista a cada seis meses também é importante para prevenir complicações. Além de realizar uma limpeza profissional nas consultas de rotina, o dentista também poderá identificar e tratar possíveis problemas com antecedência.