Descuidos com aparelho dental podem causar gengivite

• Ortodontia e Ortopedia facial
  • 09/09/2016

Descuidos com o aparelho dental, como má higienização ou atrasos no tratamento, podem causar cáries e gengivite. Quando não tratada, a gengivite pode avançar e resultar em periodontite, que pode causar até a perda do dente.

A tendência de muitos que usam aparelho dental é aos poucos diminuir os cuidados com o tratamento, principalmente no que diz respeito à higiene. Em função da estrutura do aparelho, alguns instrumentos específicos são necessários para realizar a escovação dos dentes corretamente. Isso significa que o tempo investido com a higienização também é maior.

No entanto, se a pessoa se descuida nesse momento e pula algum desses passos (principalmente a escovação atrás do arco e o fio dental), sérios problemas podem surgir. O contato da placa bacteriana com os dentes e gengiva pode gerar uma infecção chamada gengivite, que se não for tratada pode chegar até a raiz do dente.

Além disso, outra falha comum dos pacientes ortodônticos é faltar às consultas, que normalmente são marcadas mensalmente para manutenção do aparelho dental. Quando essa manutenção não acontece no tempo previsto, o curso do tratamento pode ser prejudicado.

Em cada uma dessas consultas, o dentista realiza ajustes necessários no aparelho. Caso isso falhe, as movimentações necessárias não ocorrem e o tratamento atrasa, podendo prejudicar seu resultado.

É importante, por isso, que haja comprometimento por parte do paciente, colaborando para que o tratamento seja feito corretamente e impedindo que outros problemas surjam. Confira agora algumas dicas sobre os cuidados básicos necessários.

Cuidados de higiene com o aparelho dental

• A escovação pode ser feita normalmente, mas prefira escovas com cerdas macias e de nylon. Também é preferível que seja uma escova pequena para facilitar o processo;interdental
  • O segundo passo envolve o uso da escova interdental, que serve para limpar os espaços entre os arcos do aparelho e os dentes;
  • O terceiro passo, também muito importante, é o uso do fio dental. Para isso, utilize o passa-fio, que ajudará a alcançar todos os dentes.

Além disso, também é importante evitar alimentos muito duros ou pegajosos, que podem danificar o aparelho. Cuide também para comparecer a todas as consultas de manutenção.