Higiene bucal e doenças cardíacas

• 17/04/2015

A falta de higiene bucal gera cáries que, quando não tratadas devidamente, podem se desenvolver e gerar problemas mais graves, como a gengivite e a periodontite. Essas doenças da gengiva se caracterizam por uma infecção bacteriana. Essas bactérias causadoras da periodontite, por sua vez, podem entrar na corrente sanguínea através da boca e chegar ao coração, contribuindo então para o surgimento de uma série de doenças cardíacas. Entenda como isso ocorre e quais são as melhores formas de prevenção.

Como ocorre?

Há mais de uma forma com que as bactérias bucais podem aumentar os riscos de doenças cardíacas. Sendo uma infecção da gengiva, a periodontite permite o acesso das bactérias à corrente sanguínea. Uma vez dentro da corrente sanguínea, essas bactérias podem se aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração, facilitando o entupimento das artérias e o infarto.

Além disso, há ainda a possibilidade de endocardite bacteriana, que é uma inflamação do revestimento interno do coração e de suas válvulas. Essa doença é causada por uma bactéria que pode ser encontrada na boca. Quando ainda na cavidade bucal, essa bactéria não causa problemas, mas quando entra na corrente sanguínea pode causar essa doença cardíaca.

Para pessoas que já têm doenças cardiovasculares, a falta de higiene bucal é também altamente prejudicial, uma vez que o surgimento da endocardite bacteriana, por exemplo, é facilitado em pacientes cardíacos e piora seu quadro de saúde.

Como prevenir?higiene bucal

A higiene bucal possui uma estreita relação com a saúde geral do organismo, e por isso merece uma atenção especial. O ideal é escovar os dentes corretamente ao menos três vezes ao dia, e não deixar de usar fio dental. Além disso, é necessário consultar seu dentista preferencialmente de seis em seis meses, para verificar a saúde de seus dentes e realizar uma limpeza profissional.

Se você é um paciente cardíaco, informe seu dentista e dê atenção redobrada à higiene bucal.