Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Mulheres cuidam mais da saúde bucal

  • Prevenção
  • 01/02/2017
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Você sabia que as mulheres vão mais ao dentista do que os homens? Foi a conclusão a que chegou a Caixa Seguradora Odonto, em um levantamento sobre os cuidados com a saúde bucal dos brasileiros.

A pesquisa foi realizada entre as mais de 550 mil pessoas que utilizam o serviço. Confira os principais resultados do levantamento:

Mulheres vão mais ao dentista, representando 60% do total

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, isso se deve ao fato de que as mulheres têm maior preocupação com a aparência. No entanto, nem sempre os possíveis problemas com a saúde bucal são visíveis e prejudicam a estética.

Por isso, é importante que se realizem consultas regulares ao dentista independentemente do fator estético. Isso permitirá uma manutenção mais precisa da saúde bucal, identificando e tratando qualquer complicação com antecedência.

A faixa etária de 31 a 40 anos é a que mais vai ao dentista, representando 23%

A seguir, com 20%, figura a faixa etária de 21 a 30 anos. É importante, no entanto, que as pessoas entendam a importância dos cuidados com a saúde bucal desde a infância, e as consultas regulares ao dentista têm um papel fundamental para isso.

Quando se têm maiores cuidados desde cedo, muitos problemas futuros são evitados, uma vez que são evitados ou tratados precocemente.

Procedimento de restauração dentáriaOs tratamentos mais procurados são a raspagem e a restauração:

A raspagem é a técnica utilizada para a remoção do tártaro, que é uma evolução da placa bacteriana que se instala entre os dentes e a gengiva.

Já a restauração é o tratamento realizado quando a cárie já prejudicou o próprio formato do dente. O dentista então retira a cárie e restaura o dente.

Vale lembrar que uma higiene bucal cuidadosa e visitas mais frequentes ao consultório do dentista podem evitar a necessidade de tratamentos como esses.