Odontologia Estética

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

As pessoas procuram a odontologia estética por várias razões. Algumas simplesmente querem parecer mais jovens, e a odontologia estética é como uma plástica dentária que pode “reverter” de forma rápida o processo natural de envelhecimento dos dentes. Outras (a maioria) tiveram dentes feios a vida inteira e sempre souberam disso. Essas pessoas raramente sorriem, e isso pode esconder o aspecto mais caloroso de suas personalidades.

A odontologia moderna oferece uma grande variedade de opções de tratamento para pessoas que buscam melhorar seus sorrisos. As opções variam de facetas de porcelana a aparelhos. Em muitos casos, é necessária uma combinação de técnicas para atingir os melhores resultados.

Conheça abaixo as diferentes técnicas disponíveis no campo da odontologia estética:

 

Lentes de Contato

As lentes de contato são muito finas (apenas 0,2 mm de espessura) e feitas de porcelana, são uma técnica da odontologia estética para disfarçar manchas e outras imperfeições nos dentes, como fraturas, diastemas ou mesmo a forma dental.

As lentes de contato são o segredo do sorriso perfeito de muitas celebridades. Temos profissionais mestres e doutores nessa técnica para renovar o seu sorriso!

Uma vantagem dessas lentes de contato é que sua aplicação não danifica a estrutura natural dos dentes, uma vez que após serem confeccionadas a partir de um modelo feito pelo dentista, elas são aplicadas com um cimento resinoso.

Outra vantagem é que as lentes de contato contribuem não só para a estética bucal, como também evitam o desgaste do esmalte natural do dente. Além disso, não há necessidade de evitar quaisquer tipos de alimento ou bebidas.

Facetas de porcelana

facetas porcelanaFacetas laminadas de porcelana, ou simplesmente facetas, são pedaços de porcelana personalizados que o dentista posiciona na parte frontal dos dentes para melhorar sua aparência e reparar danos. As facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua auto-confiança.

Nas décadas de 20 e 30, atores, atrizes e outros artistas chegavam ao extremo de extrair seus dentes e colocar dentes postiços para melhorar seus sorrisos. Felizmente, esse procedimento radical deu lugar às facetas, uma técnica bem menos invasiva. As facetas são o segredo por trás dos sorrisos arrebatadores que vemos nas telas de cinema.

As facetas podem ser usadas para melhorar uma ampla gama de problemas dentários estéticos. Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes, “corrigir” um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições, e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial. O procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte. Então, o dentista tira moldes da boca, e coloca facetas temporárias para o paciente usar enquanto as permanentes são fabricadas. O procedimento de remoção de esmalte normalmente leva de uma a duas horas e meia.

Agende sua consulta: 3015-0841

Depois, o laboratório cuidadosamente esculpe as facetas na porcelana. Em cerca de duas semanas, elas estão prontas para que o dentista as prenda na parte frontal dos dentes. Este processo melhora a força e a aparência dos dentes.

Não há dúvidas de que facetas são uma opção excelente, mas e o preço? Isso depende muito de quantas facetas são necessárias para produzir os resultados desejados. Na maioria dos casos, um mínimo de seis facetas são necessárias, e elas costumam ser colocadas nos seis dentes superiores frontais, do canino da direita ao canino da esquerda.

Clareamento dos dentes

Clareamento dentalO clareamento dos dentes inclui o uso de materiais de peróxido para deixar os dentes mais brancos. A maioria dos dentistas utiliza um sistema de clareamento em casa e/ou no consultório para atingir os resultados desejados.

Antes do clareamento dos dentes, é necessário que o paciente trate todas as cáries e as gengivas devem estar saudáveis. Os sistemas usados no consultório utilizam gel com 35% de peróxido de hidrogênio e luz de alta intensidade para clarear os dentes.

As gengivas precisam ser protegidas antes da aplicação do gel nos dentes. Uma fonte de laser ou plasma (arco voltaico) ativa o peróxido para que ele oxide manchas na superfície do dente. Em cerca de uma hora, os dentes ficam de quatro a seis graus mais claro.

Os sistemas para serem usados em casa costumam usar gel com 10 a 20% de peróxido de carbamida para oxidar as manchas. O dentista tira moldes da boca para criar bandejas com o formato dela. O paciente recebe as bandejas e é instruído a colocar uma fina camada de gel na bandeja e usá-la durante o sono. A maior parte do clareamento ocorre dentro de uma a duas semanas. Em casos mais difíceis, as bandejas podem ser usadas por até seis semanas.

A combinação do tratamento no consultório e em casa é o melhor e geralmente atinge de 12 a 15 graus de clareamento. O procedimento é muito seguro se seguido de perto por um dentista e não causa nenhum dano ao dente.

As restaurações brancas (resina, adesivas) ou coroas de porcelana (recobrimentos) e pontes não vão clarear muito com nenhum dos métodos. Alguns pacientes podem sentir pequena sensibilidade nos dentes durante os procedimentos de clareamento. O dentista pode resolver isso alternando flúor concentrado com o peróxido nas bandejas.

O custo do clareamento nos consultórios odontológicos varia bastante. O tratamento com laser é mais caro que os métodos domésticos. Sistemas de clareamento comprados em lojas não são tão eficazes quanto os controlados por dentistas, e o uso não supervisionado de métodos de clareamento comprados em lojas pode causar sensação de dor em cáries não tratadas. Além disso, as bandejas não são personalizadas, o que pode causar irritação nas gengivas, e o peróxido pode não ser tão forte ou eficiente.

Desgaste estético

O desgaste estético envolve a remoção de uma pequena quantidade (geralmente de 1 a 2 mm) do esmalte dos dentes. Ele pode diminuir dentes longos, arredondar dentes pontudos e ajudar a criar um sorriso agradável que segue com suavidade o contorno do lábio inferior. O procedimento é rápido, indolor (o esmalte não possui nervos) e costuma durar menos de 30 minutos. Uma pequena minoria dos pacientes fica um pouco sensível após o procedimento. Mas isso pode ser remediado com o uso de flúor concentrado ou aplicando dessensibilizadores no consultório. O procedimento não parece causar nenhum tipo de dano a longo prazo nos dentes. O custo estético é relativamente baixo.

Recobrimento com resina

Recobrimentos com resina, também conhecidas como resinas compostas ou restaurações brancas, podem trazer uma melhora significativa na aparência dos dentes em um curto espaço de tempo. A resina é o que os dentistas usam para reparar pequenas cáries ou lascas nos dentes frontais, assim como também são uma solução estética para cáries nos dentes do fundo. A resina pode fazer exatamente a mesma coisa que facetas de porcelana no que diz respeito a melhorar a aparência dos dentes. Utilizar resina em vez de facetas de porcelana na odontologia estética economiza tempo e dinheiro, mas ela tem desvantagens. A resina não é tão forte quanto as facetas de porcelana e requer reparos após alguns anos. Além disso, ela pode perder a cor após algum tempo e não tem tanta beleza natural quanto as facetas de porcelana. Os procedimentos estéticos com resina geralmente são feitos em uma hora.

Ponte adesiva

Uma ponte adesiva pode substituir um dente em um tempo muito menor e com muito menos dinheiro do que uma ponte de porcelana ou um implante. Basicamente, trata-se de um dente de resina ou porcelana com abas de metal nas laterais. É ideal para um dente que caiu na parte frontal da boca, onde a força das mordidas não é tão forte. O procedimento envolve a remoção de uma pequena quantidade do interior de cada um dos dentes ao lado do que está faltando e a fabricação de um molde. O laboratório faz a ponte adesiva, que pode então ser unida às partes posteriores dos dentes ao lado do dente que está faltando.

A ponte adesiva é recomendada por ser mais estética (não aparece nenhum metal acinzentando os dentes adjacentes) e não cai, além de ter de ser ajustada com a mesma freqüência que a ponte adesiva de metal. O procedimento leva cerca de meia hora.

Para corrigir esses problemas, o dentista anestesia a área e remove o excesso de gengiva. Então, instrui-se o paciente a usar uma loção antisséptica bucal em um cotonete e aplicar pressão de baixo para cima nas gengivas enquanto elas se restabelecem. O procedimento não é doloroso, mas podemos esperar um certo desconforto durante um ou dois dias após o procedimento. A gengiva não é danificada pelo procedimento se o dentista for experiente e remover a quantidade correta. O procedimento dura cerca de 30 minutos.

 

Aparelhos

aparelho_safiraOs aparelhos ortodônticos, ou apenas aparelhos, podem melhorar a aparência dos dentes em crianças e adultos que possuem dentes tortos ou dentes muito espaçados. O procedimento é longo, costuma levar de 18 a 24 meses.

Mover os dentes com o uso de aparelhos leva bastante tempo, requer várias consultas (pelo menos vinte) e pode ser desconfortável. É mais fácil endireitar os dentes quando somos crianças, porque o procedimento pode melhorar a aparência do rosto e da mandíbula durante o crescimento.

Algumas vezes, é recomendado o uso de aparelhos para pacientes adultos por motivos estéticos, mas pouco ficam interessados. Eles preferem outras opções que trazem resultados mais rápidos, geralmente dentro de duas semanas, e que custem menos.

Conclusão

Antes de investir o seu tempo e dinheiro na odontologia estética, reflita sobre o seguinte: o dentista tem experiência em odontologia estética e tem feito cursos sobre as técnicas mais recentes? É possível ver fotos “antes e depois” e cartas de testemunho escritas por pessoas que passaram pelo mesmo tratamento no passado? O dentista tem equipamentos de vídeo ou apresentações que ajudem a demonstrar como o procedimento é feito e quais resultados você deve esperar? Se as respostas a estas perguntas não forem satisfatórias, procure uma segunda opinião.

A odontologia estética realmente se trata mais de uma arte do que uma ciência. Eu frequentemente uso uma combinação dos métodos citados para conseguir os resultados que o paciente está procurando. Treinamento e experiência são muito importantes e devem ser levados em consideração ao escolher um dentista para fazer procedimentos estéticos. A coisa mais importante é que você e seu dentista conversem sobre o resultado que você espera antes de começar o tratamento, e vocês devem explorar todas as alternativas disponíveis nesta grande área que é a odontologia estética antes de qualquer tratamento.

Dentistas

Dr. Luis Felipe Freitas

Dentista formado pela Universidade Positivo, trabalha com Dentística Estética e Restauradora.

ver currículo

 

 

ENTRE EM CONTATO

Envie a suas dúvidas sobre consultas e tratamentos preenchendo o formulário.

CURY CLÍNICA ODONTOLÓGICA - CLM/PR 1356

Rua Tibagi, 294, Cj. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra)
Estacionamento no próprio prédio (entrada pela Benjamin Constant)
Curitiba/PR
Fone: (41) 3015-0841
Fone 2: (41) 8514-7134

E-mail: contato@ortodontiacuritiba.com.br