Problemas bucais podem ser causa da sinusite

• 05/09/2016

A sinusite é uma inflamação ou infecção na mucosa do seio maxilar, que causa uma sensação de pressão e dores na face. O que muitos não sabem, no entanto, é que em alguns casos os problemas nos dentes são a causa da sinusite, que mais especificamente é chamada de sinusite odontogênica. Entenda agora como isso ocorre, assim como maneiras de prevenção e tratamentos.

Esquema mostrando como a sinusite afeta a faceOs dentes são ligados ao seio maxilar através de uma série de vasos da mucosa da boca, dos tecidos de revestimento dos dentes, ligamentos, entre outros. Por essa razão, uma infecção dentária ou da gengiva atinge o seio maxilar por meio desses vasos, tornando-se a causa da sinusite.

Confira alguns dos problemas bucais que se encaixam nesse quadro:

• Gengivite e periodontite: Como já foi mencionado em outro artigo, as bactérias causadoras das infecções da gengiva podem atingir a corrente sanguínea e causar outros problemas, e um deles é a sinusite.
  • Cáries: Quando a cárie não é tratada rapidamente, ela se agrava e atinge a raiz dentária, formando uma espécie de cisto, e isso pode chegar até o seio maxilar.

Outro fator que pode causar a sinusite odontogênica é o procedimento odontológico mal feito, como uma extração dentária ou um implante. O que separa a arcada dentária do seio maxilar é uma camada de osso, que varia de espessura de pessoa para pessoa. Quando um procedimento como os citados é mal feito, pode haver rompimento dessa camada, fazendo com que corpos estranhos, como a raiz dentária, atinjam o seio maxilar.

Além disso, o rompimento dessa camada também facilita o acesso de bactérias bucais e da gengiva ao seio maxilar, causando uma infecção. A radiografia feita antes dos procedimentos odontológicos é o que mostra a quantidade de osso existente ali.

Por isso, se você tem esse problema, lembre-se de marcar uma consulta com o dentista para confirmar se a causa da sinusite não está na sua saúde bucal.