Queda dos dentes pode ser causada por refluxo gástrico

• 05/09/2016

O refluxo gástrico causa aquelas desconfortáveis sensações de queimação no tórax, ânsia, acidez na boca, etc. As principais causas desse problema, vivenciado por muitas pessoas, são maus hábitos alimentares, obesidade, estresse ou mesmo questões genéticas.

O que acontece é que o esfíncter, responsável por bloquear a passagem do esôfago para o estômago - a não ser quando engolimos algo -, permanece aberto. Assim, o suco gástrico e uma parte do alimento ingerido voltam para o esôfago, causando as sensações desagradáveis do refluxo gástrico. Entenda agora de que forma essa condição pode gerar problemas até mesmo para a saúde bucal.

Em função da acidez trazida pelo refluxo gástrico e pelas ânsias, a superfície dos dentes começa a ser afetada, causando a erosão dentária. Com isso, os dentes se tornam sensíveis e, caso não seja feito tratamento adequado, passam a se enfraquecer cada vez mais. Todo esse processo pode causar problemas como cárie e, em quadros mais graves, doenças periodontais e queda dos dentes.

Além disso, a própria mucosa oral também é afetada, facilitando a afta, por exemplo.Mulher com refluxo apertando o estômago

Tratamento

O refluxo gástrico não possui uma cura específica. O indicado, em primeiro lugar, é melhorar os hábitos alimentares. Existem também medicamentos voltados para o controle da acidez gástrica.

Outro fator muito importante é que não basta apenas consultar o médico gastroenterologista. Pessoas que têm refluxo devem ter um cuidado especial com a saúde bucal, consultando o dentista a cada seis meses e informando-o sobre o refluxo gástrico. O ideal é que os dois profissionais trabalhem juntos para prevenir possíveis problemas.