Refluxo prejudica o esmalte dental

• Curiosidades
  • 02/10/2016

Existem alguns sintomas que, muitas vezes, podem parecer apenas má digestão. No entanto, podem ser indicativos da doença chamada refluxo gastroesofágico. Essa doença, além dos desconfortos trazidos de acordo com o tipo de alimento ou bebida ingeridos, também pode trazer consequências para a saúde bucal, como o desgaste do esmalte dental.

Confira os principais sintomas do refluxo gastroesofágico:

• Azia;
  • Sensação de queimação;
  • Regurgitação;
  • Dor ao engolir;
  • Dores na região do tórax;
  • Tosse.

Essa doença faz com que os ácidos estomacais voltem pelo esôfago, causando os sintomas listados acima. A regurgitação, especificamente, ocorre quando esses ácidos voltam até a boca, prejudicando a saúde bucal.

esmalte-dentalDurante a regurgitação, os ácidos estomacais entram em contato com a superfície dos dentes, e a primeira camada a ser atingida é a do esmalte dental. Isso causa, aos poucos, a erosão do dente, que sofre desgaste, manchas e cáries.

Portanto, muitas vezes as cáries podem surgir não por falta de uma boa higiene bucal, mas como consequência do refluxo gastroesofágico. Além disso, a doença também pode prejudicar a gengiva, causando inflamações como a gengivite e a periodontite.

Prevenção e tratamento

Além do tratamento com medicamentos receitados pelo médico, também é altamente importante cuidar da alimentação. O principal é evitar alimentos ácidos ou gordurosos, bebidas alcoólicas, cafeína e cigarros, que agravam o quadro. Além disso, situações de estresse também contribuem para o refluxo.

Quanto à saúde bucal, é importante manter uma higiene dental rigorosa e beber muita água. Os cremes dentais e a água que bebemos possuem flúor, um importante agente na remineralização dental.

Além disso, caso seus dentes já tenham sofrido os danos do refluxo gastroesofágico, existem alguns tratamentos capazes de recuperar a estética dental. Um exemplo são as lentes de contato dentais para recuperar o formato, ou o clareamento para recuperar a cor dos dentes.