Relaxamento Muscular

RELAXAMENTO MUSCULAR

Suavização de rugas de expressão

 

Como os músculos da expressão facial se tornam hipertróficos com a idade, linhas e vincos, uma vez que ocorriam apenas em estado dinâmicos, tornam-se persistentes. As linhas de expressão glabelares são o exemplo mais evidente. Ao planejar a correção estética das rugas, o clinico deve primeiro determinar primeiro se as rugas estão sendo induzidas dinamicamente (por atividade muscular) ou esteticamente (devido à atrofia). Se induzida por atividade muscular, a administração dose-dependente de BTX é sempre o tratamento de escolha. Depois disso, se ainda for necessário o efeito de suavização de rugas, as mesmas podem ser otimizadas por injeções de preenchimento de ácido hialurônico adjuvantes. Idealmente, a terapia de harmonização facial é uma combinação de agente de preenchimento e de aumento do volume, com a BTX para o relaxamento muscular.

Se a ruga for induzida por atividade muscular, a administração dose-dependente de relaxadores musculares é sempre o tratamento de escolha. Depois disso, se ainda for necessário o efeito de suavização de rugas, as mesmas podem ser otimizadas por injeções de preenchimento de ácido hialurônico adjuvantes. Idealmente, a terapia de harmonização facial é uma combinação de agente de preenchimento e de aumento do volume com os  relaxadores muscular. Btx. Terapêutico: coadjuvante no tratamento de enxaquecas, apertamentos dentários, torcicolos recorrentes.

O que é um Relaxador Muscular (BTX)?

É um produto produzido por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas industrializado é purificada e usada em doses que não causam a doença.

É aplicado no músculo e provoca o relaxamento da região. Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização desta substância para diferentes situações em cada país. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose.

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) publicou, no Diário Oficial da União, no dia 23 de setembro de 2016, a Resolução CFO-176/2016, referente à sua utilização, a qual revoga as Resoluções CFO-112/2011, 145/2014 e 146/2014, e aprova outra em substituição.

De acordo com a Resolução CFO-176/2016, o seu uso e dos preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista está autorizado para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos, desde que não extrapole sua área anatômica de atuação.

Ainda segundo a Resolução, a área anatômica clínico-cirúrgica que o cirurgião-dentista poderá atuar é superiormente ao osso hióide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz), e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins. Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face. Ou seja, toda a face e pescoço.

Indicações

Para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado. A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação dele depende de avaliação individualizada.

botox

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo. Quando é injetado nessas rugas, age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. "Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo", explica João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras: 1 - De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicada. 2 - De forma reparativa: como tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Pré-requisitos para a aplicação

Não há idade especifico, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. O tratamento não dever ser feito em grávidas e em mulheres amamentando.

Como é feita a aplicação

O BTX vem em frascos como o pó sendo necessário diluição com soro fisiológico. Ele é injetado na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro, utiliza-se a aplicação rápida e quase sem anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível.

Contraindicações

Assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

Doses utilizadas

Seguindo protocolos rigorosos de tratamento, em uma primeira aplicação, os serviços de bloqueio neuromuscular devem sempre se pautar pelo uso da "mínima dose efetiva". Entretanto, o cálculo da dose a ser aplicada depende, necessariamente, da indicação e do tratamento a ser realizado.

Resultados da aplicação

O resultado da aplicação em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de seis meses. No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.

Intervalo entre as aplicações

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e perdendo seu efeito. O tempo é variável de 6 meses a 1 ano para reaplicação.

Riscos associados

Desde que realizada por um profissional adequadamente treinado e com boa experiência, a aplicação pode ser considerada um tratamento seguro. Entretanto, como a principal intenção de se indicar o tratamento é a de promover efeitos locais (no músculo rígido; na região axilar com sudorese excessiva, entre outros), necessita ser introduzido por uma agulha. Hematomas, neste caso, podem ocorrer naturalmente pela própria introdução da agulha que, em seu trajeto, poderá perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos e autolimitados sangramentos locais. Nos músculos da face, cremes anestésicos e gelo reduzem significativamente a dor no momento da aplicação.

Perda da expressão em decorrência do uso

Se for utilizada uma dose excessiva pode haver certa perda de expressão, que será revertida com o tempo. Mas se aplicada por profissionais competentes esse risco é bem menor. O uso frequente da substância não provoca perda da expressão.

Usos terapêuticos

Além do uso estético, pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose,dor de cabeça tensional, bruxismo e apertamento dentário, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo.

Dentista

Dr. Marcio Gulin Cury Cury Clínica Odontológica

Dr. Marcio Gulin Cury

Cirurgião dentista formado pela Universidade Federal do Paraná em curitiba (2002), trabalha com Ortodontia e Ortopedia Facial, Periodontia, Implantes e Cirurgias.

ver currículo

 

ENTRE EM CONTATO

Envie a suas dúvidas sobre consultas e tratamentos preenchendo o formulário.

CURY CLÍNICA ODONTOLÓGICA - CLM/PR 1356

Rua Tibagi, 294, Cj. 1001 e 1002 - Centro (Próximo ao teatro Guaíra)
Estacionamento no próprio prédio (entrada pela Benjamin Constant)
Curitiba/PR
Fone: (41) 3015-0841
Fone 2: (41) 8514-7134

E-mail: contato@ortodontiacuritiba.com.br