Roer unhas prejudica a saúde bucal

• Curiosidades
  • 22/07/2015

O hábito de roer unhas, comumente causado pela ansiedade, pode causar uma série de problemas ao organismo e à saúde bucal. Em função das bactérias existentes nos dedos e embaixo das unhas, roê-las pode causar infecções, problemas respiratórios e gastrointestinais. Em relação à saúde bucal, as possíveis consequências não são poucas, confira:

• Os dentes anteriores podem ser desgastados, lascados e, por conta da pressão causada pelo hábito, suas raízes dentárias podem ser prejudicadas e enfraquecidas;
  • O esmalte dentário é prejudicado e os dentes se tornam frágeis e mais suscetíveis às cáries;
  • Em função das bactérias presentes nos dedos, a gengiva pode ser infeccionada, gerando problemas como a gengivite e a periodontite;
  • Diversos problemas ortodônticos podem surgir, como o desalinhamento dos dentes e o deslocamento da mandíbula, prejudicando a mordida;
  • Os músculos e articulações da mandíbula são forçados, o que pode gerar a Disfunção Temporomandibular (DATM).

Esses problemas requerem tratamentos apropriados, mas se a causa - o hábito de roer unhas - continuar acontecendo, os problemas continuarão surgindo. Por essa razão, é importante levar o assunto a sério e se esforçar para eliminar esse hábito. Aqui vão algumas dicas úteis sobre como fazer isso:

• Mantenha as unhas sempre bem aparadas e lixadas, para tentar controlar o impulso de roê-las;
  • Para as mulheres, vale tentar um esmalte com gosto desagradável, que servirá como um lembrete para não se deixar levar pelo impulso;
  • Procure um bom psicólogo e faça terapia. Roer unhas é um sinal de ansiedade, e muitas vezes é difícil identificar sozinho qual sua origem, o que pode requerer a ajuda de um profissional;
  • ansiedadeA dica de ouro para mentes ansiosas é praticar atividade física. Tente reservar um tempo diariamente para fazer algum exercício que te dê prazer, podendo ser algum esporte, correr no parque, academia, etc.;
  • Outras atividades produtivas e que te deem prazer também têm esse mesmo efeito.

Lembre-se de que vários outros problemas podem surgir da ansiedade, então o caso merece uma atenção especial. O bruxismo, por exemplo, é um problema da Articulação Temporomandibular (ATM) causado também pela ansiedade. Trata-se do ranger ou apertar dos dentes realizados inconscientemente, normalmente durante o sono, gerando várias consequências para a saúde dos dentes.

Para cuidar melhor de sua saúde bucal, aproveite para marcar sua consulta na Cury Clínica Odontológica, que tem profissionais renomados de todas as áreas odontológicas.