Saúde bucal e a gengivite em idosos

• 02/08/2015

A gengivite em idosos é a principal causa da perda dos dentes nessa faixa etária. Além da queda dos dentes prejudicar bastante a autoestima, muitas vezes o idoso não pode ou tem receio de recorrer ao implante dentário. Assim, muitos não fazem nada a respeito ou optam pela dentadura.

Em ambos os casos, ocorre uma séria de mudanças na forma de mastigação, na fala e na própria fisionomia do rosto da pessoa. Por essas razões, o mais indicado sempre será a prevenção, para garantir a saúde bucal. Aprenda mais sobre o que é a gengivite e como preveni-la.

O que causa a gengivite?

A gengivite, que é uma inflamação da gengiva, é causada principalmente pela falta de higiene bucal. Quando os dentes não são escovados da maneira correta e com a devida frequência, ocorre um acúmulo de placa bacteriana nos dentes. As bactérias presentes nessa placa atingem a gengiva e causam a inflamação, chamada gengivite.

Se a higienização bucal não é corrigida, o quadro avança e a placa bacteriana se transforma em tártaro. As bactérias presentes na gengiva, então, podem atingir a raiz dentária, que aos poucos enfraquece e então ocorre a queda do dente. Nesses estágios avançados, a doença da gengiva ganha o nome de periodontite.

Quais são os sintomas?

É muito importante que o idoso e seus familiares prestem atenção aos sintomas da gengivite. Caso percebam a presença de algum desses sintomas, devem consultar o dentista imediatamente, para que o problema seja resolvido precocemente e a perda do dente seja evitada.

• Inchaço da gengiva;
  • Vermelhidão;
  • Sangramento na gengiva;
  • Mau hálito;
  • Surgimento de bolsas entre a gengiva e o dente;
  • Alteração do encaixe dos dentes na mordida.

Qual o tratamento para a gengivite?

Quando diagnosticada em estágios iniciais, a gengivite é tratada com uma limpeza profissional realizada pelo dentista, além da correção da higiene bucal realizada pelo idoso. Existem exames específicos que podem ser realizados pelo periodontista para avaliar o estagio do problema, como também se a doença já avançou para problemas mais complexos como a periodontite ou a periimplantite na presença de implantes dentários.

Como prevenir?

gengivite em idosos

A higiene bucal é a melhor forma de prevenção da gengivite em idosos e em qualquer idade. É importante que a escovação seja realizada após cada refeição, e que o fio dental seja utilizado diariamente. Além disso, as consultas regulares ao dentista, e a realização de uma limpeza profissional ao menos uma vez ao ano, também são essenciais.

Outro ponto importante é que os idosos têm, naturalmente, a boca seca, e isso pode prejudicar bastante a saúde bucal e a própria nutrição. Para combater o problema, o idoso deve beber bastante água ao longo do dia e comer diariamente alguns alimentos com alto teor de água.

Onde tratar a gengivite?

Para realizar um check-up preventivo, uma limpeza profissional e realizar os tratamentos para a gengivite que forem necessários com os melhores profissionais, marque uma consulta na Cury Clínica Odontológica!

Ligue agora para nós: 41 3015-0841

Converse também pelo WhatsApp 41 98514-7134