Qual a relação entre saúde bucal e impotência sexual?

• Curiosidades
  • 21/07/2015

Em estudo realizado pela Universidade de Inonu, na Turquia, foi constada uma relação entre saúde bucal e impotência sexual. Segundo a pesquisa, homens que cuidam de seus dentes e têm gengivas saudáveis, têm menos chances de ficarem impotentes.

Entenda por quê

saúde bucal e impotênciaAs doenças da gengiva, conhecidas como gengivite e - em estágios mais avançados - periodontite, aumentam em até três vezes as chances de impotência sexual. O que ocorre é que, com a inflamação da gengiva, as bactérias presentes na cavidade bucal podem entrar na corrente sanguínea e entupir os vasos sanguíneos, o que dificulta a ereção.

Outra questão apontada pelo estudo está relacionada à enzima eNOS, responsável pela vasodilatação e, por isso, importante para que a ereção ocorra. A doença da gengiva, além de entupir os vasos sanguíneos, pode bloquear essa enzima.

Como prevenir?

Considerando a relação entre saúde bucal e impotência, a higiene dentária é a melhor forma de prevenir a gengivite e a periodontite, que são causadas por um acúmulo de placa bacteriana. Em estágios avançados, essa placa se transforma em tártaro e causa a infecção gengival.

Por isso, o importante é escovar os dentes após cada refeição e utilizar o fio dental diariamente, além de cuidar das consultas regulares ao dentista. Caso perceba algum sintoma da gengivite, como gengivas inflamadas, vermelhas ou sangrando, consulte seu dentista.

Para fazer um check-up preventivo e cuidar melhor da sua higiene bucal, marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica!