Sensibilidade nos dentes no verão

No verão, a sensibilidade nos dentes pode ficar mais aguçada. Essa sensação desagradável e dolorida pode ocorrer ao consumir alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes. O mesmo vale para alimentos muito doces ou ácidos. Confira algumas dicas sobre como amenizar esses sintomas.

Causas

A sensibilidade nos dentes surge quando a dentina está exposta. A dentina é a camada interna do dente, que envolve os nervos, e ela é coberta pelo esmalte do dente. Quando esse esmalte se desgasta, a dentina fica exposta e causa a sensibilidade.dentina_sensibilidade_nos_dentes

São possíveis causas do desgaste do esmalte dental:

• Fraturas;
  • Bruxismo;
  • Cáries;
  • Uso de creme dental muito abrasivo;
  • Escovação aplicando muita força;
  • Consumo de bebidas ácidas;
  • Retração gengival;
  • Clareamento dental;
  • Tratamentos com aparelhos ortodônticos.

Como reduzir a sensibilidade

Existem algumas práticas que podem reduzir a sensibilidade nos dentes, e podem te ajudar a ter mais qualidade de vida. Confira algumas:

• sensibilidade_dentalUtilize escova com cerdas macias, para reduzir o impacto com a superfície dental;
  • Utilize cremes dentais pouco abrasivos, e com alto teor de flúor, que fortalece o esmalte dos dentes;
  • Cuide para realizar a escovação com mais suavidade, sem aplicar muita força, hábito que pode colaborar para a danificação do esmalte dental;
  • Faça bochechos com enxaguante bucal com flúor;
  • Evite alimentos ácidos, que podem causar a erosão dentária;
  • Beba bastante água, que ajuda a equilibrar os efeitos dos alimentos ácidos ou muito doces.

Caso haja fraturas na superfície dos dentes, também existe o tratamento de restauração do dente, realizado pelo dentista.

É importante, também, fazer uma consulta ao dentista, para que ele avalie o seu caso e a necessidade de algum tratamento específico. Na consulta, ele também poderá indicar o creme dental e o enxaguante bucal ideais para você.

Marque sua consulta e siga essas dicas para aproveitar melhor o sorvete e as bebidas geladas neste verão!

Nenhum comentário ainda.