Tratamento para aftas

• 15/04/2014

A afta é uma pequena úlcera bucal dolorosa, costumando ser branca e ter uma área avermelhada em volta. As causas normalmente não são claras, mas podem surgir de pequenas lesões, predisposição genética, problemas no sistema imunológico, alterações hormonais, reações alérgicas a bactérias e estresse emocional. A ingestão de alimentos ácidos também é uma causa comum.

Aftas pequenas normalmente desaparecem sozinhas depois de algum tempo, mas caso se deseje aliviar a dor e os sintomas, existe tratamento para aftas caseiro. Veja alguns exemplos:

• Faça uma solução de 50% de água e 50% de água oxigenada, aplicando a mistura diretamente na afta com o auxílio de um cotonete. Aplique também um pouco de leite de magnésia. Repita esse procedimento cerca de três vezes ao longo do dia. Isso acelerará o processo de cura da afta, além de aliviar a dor.
  • tratamento para aftasBochechos com enxaguantes bucais podem aliviar os sintomas. Bochechos com água com sal também têm esse efeito.
  • O chá de aipo é ótimo para aftas. Ferva 1 litro de água e despeje sobre 3 colheres de sopa de aipo picado.
  • Ferva 10 sementes de cipreste com água e faça bochechos.
  • Bochechar água com um pouco de bicarbonato de sódio é uma boa dica. Mas não se deve aplicar o bicarbonato diretamente na afta.
  • Existem também pomadas específicas que podem ser encontradas em farmácias sem a necessidade de receita.

É necessário consultar o dentista caso as aftas forem muito frequentes, levarem muito tempo para curar ou forem muito grandes.