Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Traumatismo dentário na infância

  • Odontopediatria
  • 28/06/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

É comum que, em meio às brincadeiras, crianças sofram traumatismo dentário. Muitas vezes, uma queda ou outro tipo de impacto podem causar fraturas ou enfraquecimento dos dentes, tanto os de leite quanto os permanentes. Nesses casos, é necessário levar a criança imediatamente ao odontopediatra ou, em casos mais sérios, ao hospital. Saiba o que pode acontecer em casos de traumatismo dentário e o que fazer.

denticao-traumatismo-dentario

Em primeiro lugar, é importante saber que mesmo quando o dente não sangrar ou apresentar alteração em sua aparência, é necessário consultar o odontopediatra. Principalmente se houver dor, é possível que a raiz do dente tenha sido afetada.

Possíveis complicações e procedimentos

Quando o dente de leite é atingido, é possível que o dente permanente se desenvolvendo acima dele também seja afetado. Muitas vezes, a raiz do dente de leite, ao sofrer o impacto, pode atingir o dente permanente. Esse caso, quando não tratado, pode gerar complicações quando o dente permanente nascer, como prejudicar o alinhamento dos dentes.

Em alguns casos, pode ocorrer mudança na cor do dente atingido. Vá ao odontopediatra para que ele verifique a necessidade de algum tipo de tratamento. Muitas vezes, no entanto, só é necessário acompanhamento enquanto o dente volta à coloração normal.

Quando há algum deslocamento do dente atingido, podendo haver inchaço, aplique gelo ao local e consulte o odontopediatra. Em alguns casos, é possível reposicionar o dente de volta ao local original, permitindo que ele se recupere normalmente.

Quando há queda do dente permanente, coloque-o em um recipiente com água, leite ou soro fisiológico e leve seu filho imediatamente ao odontopediatra. Quando o atendimento é feito rapidamente, é possível reimplantar o dente que caiu. No caso de queda do dente de leite, ele não será reimplantado, mas o dentista precisará verificar se houve algum dano ao dente permanente acima dele.

Se o dente quebrar e o fragmento for encontrado, faça o mesmo procedimento e guarde-o em um recipiente. O dentista poderá colar o fragmento novamente no dente, permitindo recuperar sua aparência original. Caso não seja encontrado, o dentista realizará a reconstrução com outro material, como resina.

O mais importante, no entanto, é consultar o odontopediatra imediatamente em qualquer um desses casos. O profissional saberá a melhor maneira de proceder, e quanto antes consultado, melhor será o resultado.

Fonte: "O que fazer se seu filho sofrer traumatismo dentário", Associação Brasileira de Odontopediatria.