Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Quando se deve começar a utilizar flúor? - Ortodontia Curitiba

  • Odontopediatria
  • 27/06/2016
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Uma das grandes discussões a respeito da saúde bucal da criança é sobre a utilização de cremes dentais com flúor. A principal razão disso é porque o flúor é um importante agente na prevenção e tratamento das lesões de cáries iniciais, mas a dúvida nasce da possibilidade da criança ingerir o creme dental após a escovação. Confira agora quais são as indicações e principais dicas sobre o assunto.

Assim que nascem, os dentes já estão vulneráveis à ação da placa bacteriana, que quando se acumula causa a cárie. Como a função do flúor é justamente o combate à cárie, o ideal é que ele esteja presente no creme dental utilizado desde o surgimento do primeiro dente.

O que acontece é que, após a escovação, o flúor permanece na saliva. A partir disso, ele forma uma espécie de barreira protetora nos dentes, ajudando na prevenção contra as cáries. Para saber o creme dental ideal a ser utilizado, bem como a quantidade de flúor indicada, é necessário consultar o odontopediatra, que é o profissional responsável pela saúde bucal infantil.

Como já mencionamos em outros artigos, alguns cuidados são necessários em relação ao creme dental fluoretado na infância. Até cerca de 4 anos de idade, a criança ainda não consegue cuspir, e acaba ingerindo o creme dental após a escovação. Por essa razão, é necessário controlar a quantidade de creme colocado na escova.

2 Escovas com creme dental Para crianças que ainda não conseguem cuspir (até cerca de 4 anos de idade), coloque o equivalente a um grão de arroz. Para crianças que já cospem, coloque o equivalente a uma ervilha.

Outra dica é que, para crianças, os momentos mais importantes para a escovação são após o café-da-manhã e antes de dormir.

Fonte: "Flúor - a partir de que idade utilizar", Associação Brasileira de Odontopediatria.