Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Aparelho odontológico: dicas de uso e higiene

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 28/10/2013
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Principalmente quando o aparelho odontológico é fixo, são necessários alguns cuidados básicos com os dentes e com o aparelho. Veja agora algumas dicas de uso e higiene para que você cuide bem dele e garanta um bom tratamento.

Higiene

A higienização poderá ser feita com uma escova especial, própria para aparelhos fixos, ou com a tradicional. É preciso posicionar a escova em um ângulo de 45º, para limpar adequadamente os fios e pinos.

Você precisará adquirir um passa-fio para conseguir utilizar o fio dental. Com o auxílio desse instrumento, passe o fio entre todos os dentes, pelo menos uma vez por dia.

Por fim, enxague com um antisséptico bucal.

Dieta

Aparelho odontológico: dicas de uso e higiene

Em relação à alimentação, é preciso evitar alimentos duros ou muito grudentos, como chicletes e alguns tipos de bala. Em casos de frutas, como a maçã, prefira cortá-las ao invés de mordê-las.

Outros cuidados

Principalmente no início do tratamento, é natural que os brackets incomodem um pouco, machucando a mucosa bucal. Nesses casos, você poderá aplicar um pouco de cera ortodôntica - fornecida pelo dentista - no aparelho, evitando o atrito.

Também é necessário evitar hábitos como roer unhas e morder objetos como canetas.

Aparelho odontológico em Curitiba

Se você está procurando por um bom tratamento com aparelho odontológico em Curitiba, marque sua consulta com a Cury Clínica Odontológico. Aqui você conseguirá o melhor e mais confiável tratamento ortodôntico, do começo ao fim.