Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Aparelho ortodôntico invisível: corrigir os dentes sem aparelho fixo é possível

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 06/05/2019
  • Cury Clínica Odontológica

Se você adiava seus planos de corrigir os dentes por se sentir desconfortável com a ideia de exibir um “sorriso metálico”, saiba que, hoje em dia, existem várias opções de aparelho ortodôntico invisível que podem substituir os antigos aparelhos fixos.

Conhecidos como aparelhos ortodônticos estéticos, esses dispositivos consistem em alinhadores invisíveis que se ajustam perfeitamente à boca do paciente.

O que são alinhadores invisíveis?

Alinhadores invisíveis são moldeiras feitas de material transparente que devem ser encaixadas na arcada dentária para corrigir o posicionamento dos dentes. Diferente dos aparelhos fixos, eles são muito discretos e podem nem ser percebidos pelas outras pessoas.

Existem três principais tratamentos que utilizam os alinhadores invisíveis: Invisalign, Clear Correct e Ortho-T. Saiba mais sobre eles a seguir.

1. INVISALIGN

O Invisalign é um aparelho ortodôntico invisível composto por um kit de moldeiras removíveis, dispensando o uso de bráquetes e fios metálicos.

aparelho invisivel

Esses alinhadores são fabricados com um material transparente e macio, que se adapta muito bem à estrutura bucal de cada paciente.

Como funciona o Invisalign?

O tratamento com o Invisalign começa com a obtenção de imagens em 3D da arcada dentária do paciente por meio de um scanner e um software específicos, sem o uso dos antigos moldes de gesso.

A partir dessas imagens, o ortodontista faz o mapeamento das movimentações necessárias para corrigir o posicionamento dos dentes, o que permite ao paciente visualizar os resultados que serão obtidos ao fim do tratamento.

As imagens em 3D são então utilizadas para a confecção de um kit de moldeiras. Cada uma delas deve ser utilizada por cerca de 22 horas por dia durante uma ou duas semanas, sendo depois substituída pelo próximo alinhador.

Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?

A duração do tratamento depende das características e dos objetivos de cada paciente. Como o Invisalign é um alinhador altamente personalizado, estima-se que os resultados sejam atingidos até 50% mais rápido em comparação aos aparelhos tradicionais.

Como saber se eu posso usar o Invisalign?

O Invisalign é recomendado para pacientes com a dentição permanente completa que apresentam sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outras espécies de desalinhamentos.

2. CLEAR CORRECT

Assim como o Invisalign, o Clear Correct é um sistema de tratamento ortodôntico composto por um jogo de alinhadores transparentes que permitem o alinhamento dentário sem o uso do aparelho fixo.

aparelho invisivel

Como funciona o Clear Correct?

O tratamento com o sistema Clear Correct se inicia com a avaliação do ortodontista e a obtenção de moldagens, escaneamentos, fotografias e radiografias da arcada dentária do paciente.

Esse material é enviado à Clear Correct para que seja criado um plano de tratamento com modelos em 3D para cada etapa. Depois que o plano for aprovado pelo ortodontista, os modelos são utilizados para a fabricação das moldeiras.

Os alinhadores devem ser utilizados durante 22 horas por dia e substituídos conforme a orientação do ortodontista. É necessário realizar novas moldagens a cada três meses para acompanhar o progresso do tratamento e solicitar os ajustes necessários às moldeiras.

Quanto tempo dura o tratamento com Clear Correct?

Da mesma forma que o Invisalign, a duração do tratamento com o Clear Correct depende das condições e dos objetivos de cada paciente. Depois da elaboração do plano, o ortodontista poderá fornecer uma estimativa do tempo necessário para atingir os resultados esperados.

Como saber se eu posso usar o Clear Correct?

O Clear Correct é indicado para o tratamento da má oclusão em pessoas com dentição permanente completa. Assim, ele pode ser utilizado por pacientes que apresentam sobremordida, mordida cruzada, mordida aberta, diastema, desvio da linha mediana, apinhamento e outros desalinhamentos.

3. ORTHO-TAIN

Da mesma forma que os outros aparelhos ortodônticos estéticos, o Ortho-Tain consiste no uso de alinhadores feitos de material transparente que dispensam os bráquetes e fios metálicos dos aparelhos fixos.

aparelho invisivel ortho tain

Contudo, este tratamento se diferencia dos demais por requisitar menos horas de uso do alinhador por dia, além de oferecer opções para crianças e adolescentes, não somente para pacientes adultos.

Como funciona o Ortho-Tain?

O Ortho-Tain é um sistema de tratamento ortodôntico disponível em três versões (Nite-Guide, Occlus-O-Guide e Ortho-T), de forma a atender pessoas de todas as idades e com diferentes graus de desenvolvimento da arcada dentária. Conheça os principais objetivos de cada versão:

  • Nite-Guide: funciona como um “guia” para o posicionamento correto dos dentes de leite das crianças, evitando problemas futuros. Deve ser utilizado durante o sono;

  • Occlus-O-Guide: atua como um “guia” para os dentes permanentes em erupção, corrige desvios e desalinhamentos e funciona como protetor bucal para pré-adolescentes. Deve ser utilizado durante o sono e por 2 a 4 horas durante o dia;

  • Ortho-T: corrige os problemas ortodônticos mais frequentes e funciona como contensor para pacientes com a dentição permanente completa (adolescentes e adultos).

Como os alinhadores são pré-fabricados, esse sistema proporciona mais agilidade no início do tratamento, pois não é necessário aguardar a produção das moldeiras. Para garantir um ajuste perfeito, elas estão disponíveis em diversos tamanhos.

Quanto tempo dura o tratamento com Ortho-Tain?

A duração do tratamento com o Ortho-Tain é bastante variável, dependendo da versão do alinhador e das necessidades de cada paciente, mas ela costuma ser bem mais curta do que a dos aparelhos convencionais.

Em média, o tempo para alcançar os resultados é de até 24 meses para o Nite-Guide, de 4 a 10 meses para o Occlus-o-Guide e de 1 a 12 meses para o Ortho-T.

Nite-Guide x Occlus-O-Guide x Ortho-T: quem pode usar?

O Nite-Guide é indicado para crianças de 5 a 7 anos com dentes de leite ou até o nascimento do primeiro molar. Tem função de prevenir e tratar de forma precoce problemas como mordida aberta, mordida cruzada posterior, sobremordida, overjet, ATM, apinhamentos etc.

O Occlus-o-Guide, por sua vez, é indicado para crianças um pouco mais velhas e pré-adolescentes de 8 a 12 anos com dentição mista ou permanente. Ele é recomendado para prevenir e tratar os mesmos problemas ortodônticos corrigidos pelo Nite-Guide, além de evitar o desgaste causado pelo bruxismo e proteger os dentes em brincadeiras e atividades esportivas.

Por fim, o Ortho-T é recomendado para adolescentes a partir dos 12 anos e para pacientes adultos. Essa versão do tratamento associa propriedades ortopédicas, funcionais e contensoras em um mesmo aparelho, sendo indicada para a correção dos problemas ortodônticos mais frequentes.

Lembre-se de que a avaliação do ortodontista é indispensável para obter o diagnóstico correto e descobrir qual é a melhor solução para alinhar seu sorriso.

Fonte(s): Dental Care NetworkInvisalignClear Correct [1] e [2]Ortho-Tain [1][2] e [3]