Os aparelhos móveis, podendo ser retirados a qualquer momento, dependem muito da colaboração do paciente. Podem ser divididos em dois tipos: ortodônticos - responsáveis por movimentar e realinhar os dentes - ou ortopédicos - usados para corrigir alterações ósseas.
Tipos de aparelhos móveis
-
Niveladores
Funcionam da mesma forma que os aparelhos fixos, mas são invisíveis e removíveis. É o caso do Invisalign, de que nós já falamos aqui.

-
Mantenedores de espaço móveis
Têm base acrílica e braços de arame que se encaixam entre alguns dentes. São usados depois do fim do tratamento com aparelho fixo, servindo para manter os dentes em seus lugares.

-
Aparelhos reposicionadores de mandíbula
Ajudam a mandíbula a ocluir em uma posição mais adequada. São utilizados para o transtorno de ATM (disfunção da articulação temporomandibular), que já mencionamos em outro artigo.

-
Amortecedores de lábios e bochechas
Quando os músculos dos lábios e bochechas exercem muita pressão sobre os dentes, esses amortecedores são utilizados.

-
Expansor palatino
Serve para alargar o área palatina (o arco superior da boca).

-
Contensores móveis
Similarmente aos mantenedores de espaço, os contensores evitam que os dentes retornem à posição anterior.

-
Aparelho extrabucal
Utilizado muitas vezes durante o tratamento com aparelho fixo, ele mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os anteriores são empurrados para trás.

Procurando tratamento com aparelho dentário em Curitiba? Consulte a Cury Clínica Odontológica e descubra qual é o melhor aparelho para o seu caso.
