Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Atraso na troca dos dentes

  • Odontopediatria
  • 13 de janeiro de 2017
  • Dr. Marcio Gulin Cury

É por volta dos 5 ou 6 anos de idade que a criança começa a substituir os dentes de leite pelos permanentes. Os cuidados com a dentição decídua, como são chamados os dentes de leite, são muito importantes para o bom desenvolvimento da dentição permanente.

Existem duas fases de troca dos dentes da criança:

  • Primeira fase: vai em média até os 7 anos de idade, e corresponde à troca dos incisivos superiores e inferiores.
  • Segunda fase: costuma ocorrer entre os 9 e 12 anos de idade, correspondendo à troca dos caninos e molares superiores e inferiores.

Nesse processo, é comum que a troca aconteça tardiamente, podendo haver diversos motivos para isso. Alguns fatores que podem influenciar são traumas, cáries, condições ambientais, etnia, gênero, genética ou até questões nutricionais.

Possíveis complicações

Existem dois cenários possíveis para o atraso na troca dos dentes:

Quando um dente decíduo cai, mas demora a ser substituído pelo permanente, os dentes ao redor podem se realinhar para fechar o espaço. Nesse caso, quando houver a erupção do dente permanente, eles podem encavalar. Por sua vez, isso pode gerar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico para correção.

Em situações como essa, com o acompanhamento do odontopediatra, pode ser aplicado um mantenedor de espaço. Trata-se de um aparelho que evita o movimento dos demais dentes até o permanente surgir.

Outra possibilidade é o dente permanente aparecer na cavidade bucal antes da queda do decíduo. Nesse caso, o dentista precisará remover o dente de leite antes que a estrutura dentária permanente seja prejudicada.

O essencial é cuidar da alimentação e da higiene bucal da criança em todos os momentos. Além disso, é importante consultar o odontopediatra regularmente, principalmente durante as fases de troca de dentição. Dessa forma, o dentista conseguirá prevenir possíveis complicações, podendo até mesmo evitar o uso de aparelho ortodôntico no futuro.

Faça seu Agendamento