Comece a prestar atenção se o seu filho range ou aperta os dentes enquanto dorme. Se sim, trata-se do bruxismo infantil ou bruxismo do sono. Essa é uma condição que pode ter diversas causas, e os possíveis tratamentos dependem de identificá-las. Muitas vezes, no entanto, não há um tratamento específico, apenas medidas paliativas. Entenda mais sobre essa condição.
Quais as causas do bruxismo em crianças?
- Mal-oclusão: O mau desenvolvimento das arcadas como o palato atrésico e o mau alinhamento dos dentes impedindo o encaixe correto no momento de fechar a boca, pode gerar o bruxismo.
- Ansiedade: Tanto em crianças como em adultos, o bruxismo pode ser causado por fatores emocionais, como ansiedade e estresse. Preste atenção na rotina do seu filho, se ele faz muitas atividades, ou se há uma situação de divórcios dos pais, problemas na escola, etc.
- Hereditariedade: Estudos comprovam que o bruxismo pode também ser causado por fatores hereditários e genéticos.
- Problemas respiratórios: Se algo causa uma dificuldade respiratória no seu filho, como asma, bronquite, rinite, apneia do sono, entre outros, essa também pode ser a causa do ranger dos dentes.
Quais as possíveis consequências do bruxismo infantil?
Quando não tratado, o bruxismo pode causar a perda do tecido dentário. Caso o problema se prolongue por anos, a perda da estrutura dental se agrava e pode exigir restauração, quando possível.
Quais os tratamento para o bruximo em crianças?
O tratamento mais imediato em caso de bruxismo infantil, ou mesmo em adultos, é o uso de placas de mordida durante o sono, requeridas pelo dentista. Essas placas não impedem o bruxismo de acontecer, mas criam uma barreira de proteção para que os dentes sejam menos afetados.
Se fatores emocionais, como ansiedade e estresse, forem identificados como a causa do problema, é indicado consultar um psicólogo sobre técnicas de relaxamento. O acompanhamento psicológico pode também ajudar a criança a lidar com o estresse.
O bruxismo infantil tem cura?
Como as causas do problema são bastante diversas, a resposta para essa pergunta varia de acordo com o caso. Se as causas forem emocionais, um maior acompanhamento pode vir a eliminar ou amenizar o ranger dos dentes com o tempo.
Muitas vezes, o bruxismo também pode ocorrer somente durante a infância, deixando de existir na fase adulta. No entanto, há casos, como quando a causa é hereditária, em que o bruxismo permanece e só pode ser tratado com medidas paliativas.