Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Entenda como a Odontologia pode ajudar a tratar dores de cabeça, dores na face e dores cervicais

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 15/06/2022
  • Cury Clínica Odontológica

“O corpo humano é uma máquina”. Provavelmente você já deve ter ouvido essa frase. Essa analogia bem simples quer dizer que o nosso organismo funciona perfeitamente quando todos os sistemas que o compõem se comunicam em perfeita harmonia. Tudo está interligado! Hoje, vamos falar sobre como as dores de cabeça, na cervical e incômodos na face podem ser causadas por problemas na articulação da boca, e o papel fundamental da odontologia no tratamento desses problemas.

Vamos entender primeiro o que compõe a articulação da boca. As articulações temporomandibulares, também chamadas de ATM, são compostas pela mandíbula e os ossos temporais do crânio. Cada ser humano possui duas articulações, posicionadas em cada lado da face. Por isso, problemas nessa região causam dores de cabeça que devem ser tratadas pela odontologia.

Conheça alguns dos problemas e a atuação da odontologia em cada um deles:

1. Bruxismo

mulher com bruxismo dormindo

O bruxismo é um dos problemas que compromete a articulação temporomandibular, podendo provocar dor de cabeça e diversas outras consequências mais sérias. O problema é tratado pela odontologia, ou seja, o paciente precisa buscar um especialista para diagnosticar e tratar. Mas o que é bruxismo?

Trata-se de um transtorno funcional, no qual a pessoa, involuntariamente, adota o hábito de ranger e apertar os dentes, principalmente durante o sono, sendo também caracterizado como um distúrbio do sono. Esses movimentos involuntários da mandíbula causam diversos problemas, como: desgaste dos dentes, dor de cabeça frequente, dor latejante ou enfraquecimento dos dentes, causando o amolecimento. Em casos mais graves, pode gerar deformação na área muscular e dentária.

As causas são diversas, desde problemas de mordida, problemas respiratórios que podem ser advindos de arcadas dentárias estreitas, até de ordem psicológica, como picos de estresse e transtornos neurológicos. Por isso, a avaliação de um profissional é imprescindível.

O bruxismo em muitos casos pode ser melhorado sim! A odontologia busca caminhos para preservar a  saúde dos dentes e diminuir as dores de cabeça e os outros sintomas. São opções de tratamento: reposicionamento mandibular e posterior correção da oclusão, passando por opções de controle como placa para bruxismo, uso de medicações prescritas pela dentista e uma dica que pode ajudar é optar por uma dieta com alimentos mais macios e compressas quentes antes de dormir para relaxar a musculatura.

Resumindo: suas dores de cabeça e pescoço frequentes podem ser causadas pelo bruxismo e a odontologia é sua aliada para ajudar no seu bem-estar e na sua rotina. 

2. Disfunção Temporomandibular

homem com disfunção temporomandibular

Uma das consequências do bruxismo é a disfunção temporomandibular, conhecida também como DTM, que é causada justamente pela sobrecarga que a arcada dentária sofre. Estalos na mandíbula, nas articulações temporomandibulares, dores na face, dor de cabeça ou na região do ouvido podem ser indícios de que o paciente sofre com DTM.  

No entanto, apesar do problema poder ter ligação direta com o bruxismo, outras causas não são descartadas, como fatores de desenvolvimento e até fatores genéticos. Por isso, a odontologia é responsável por investigar e diagnosticar as causas e o tratamento adequado e individualizado.

O tratamento para esse caso inclui: uso de placas reposicionadoras e reabilitação de dentes por meio de técnica muito específica (a reabilitação neuroclusal RNO); já métodos de controle são exercícios mandibulares com o objetivo de relaxamento muscular, termoterapia, aplicação de toxina botulínica, acupuntura, eletroterapia e muitas outras opções. Lembrando que o tratamento pode ser feito por uma equipe multidisciplinar, incluindo dentista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, por exemplo. A estratégia vai depender do caso e do grau de comprometimento. Por isso, é importante não negligenciar a dor e nem deixar para buscar ajuda depois.

Sente dor de cabeça, dor cervical, na face ou na cavidade bucal? Busque imediatamente um especialista em odontologia porque o problema pode ser sim o que você menos espera!

3. Assimetria facial

mulher com assimetria facial

Assimetria facial também é um comprometimento na articulação bucal que pode causar dor de cabeça, dores crônicas e até mesmo irradiar para outros membros, como braços. Mas, afinal, o que é assimetria facial e como a odontologia pode ajudar a resolver o problema? Vamos lá!

A assimetria facial, como o nome sugere, é uma desarmonia da estrutura da face. Ela é muito comum e quase imperceptível. No entanto, há casos em que é necessário correção por causa de alguns problemas. Além de incômodos estéticos, a assimetria facial pode causar dor de cabeça, na cervical e irradiar para outras regiões do corpo.

As causas podem ser genéticas, problemas no desenvolvimento das arcadas e dos maxilares, mastigação decorrente de mordida assimétrica, decorrência do bruxismo, caso que já citamos acima, ou acidentes externos, entre outras.

O tratamento é feito de forma individualizada, por isso a importância do diagnóstico com um especialista em odontologia. O tratamento idealmente deve ser abordado o mais cedo possível ainda na infância, se possível, por meio de tratamentos ortopédicos específicos. Mas como saber se o meu problema é causado por assimetria facial? Simples! Se você sofre frequentemente com dores de cabeça, no pescoço, sente que essa dor costuma irradiar para os braços, além de sentir pressão nos dentes e sua mordida não encaixar perfeitamente, é hora de procurar um profissional de odontologia!

Escolha um bom profissional de Odontologia

Agora que você já sabe que dor de cabeça, na cervical e todas as dores da articulação da boca devem ser tratadas por um especialista em odontologia, vamos te dar dicas de como escolher um bom profissional, afinal, confiar os cuidados da sua saúde a qualquer pessoa, sem referência e sem pesquisa, é um risco alto.

Pesquise sobre o profissional ou a clínica, busque referências com outras pessoas que foram atendidas por ele, conheça sua formação, pesquise sobre a reputação e, no primeiro contato, preste atenção se o atendimento deixa você seguro e atende às suas expectativas.

A Cury Clínica Odontológica conta com profissionais qualificados, estrutura e alta tecnologia para tratar você com segurança, prezando pelo seu bem-estar e sua saúde.

Somos referência no tratamento de dores e disfunções orofaciais. Entendemos a importância de não só tratar, mas prevenir problemas futuros, respeitando a tríade saúde, função e estética.

Se você sofre com dor de cabeça frequente, dor na região do pescoço ou outros incômodos na cavidade bucal, nós podemos te ajudar! Confie sua saúde e seu bem-estar a quem trabalha diariamente com responsabilidade e empatia. Venha nos conhecer.