Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como é feito o meu plano de tratamento Invisalign? Entenda!

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 05/07/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Já ouviu aquela frase bem popular: “o sorriso é o cartão de visita do rosto”? Geralmente, o cartão de visita é a primeira impressão que você passa para uma pessoa importante, que pode te abrir caminhos para grandes negócios. O sorriso não é diferente! Ele é a primeira imagem que alguém vai guardar de você, por isso, os cuidados com a saúde bucal são cada vez mais necessários.

Corrigir a posição dos dentes na arcada dentária já foi um grande problema. Isso porque muitas pessoas deixavam de tratar ou adiavam o início do tratamento por não gostarem da ideia de usar o aparelho convencional com arame. Apesar de ser ainda muito utilizado hoje em dia, esse tipo de aparelho já perdeu espaço para muitas opções de tratamento ortodôntico, entre eles, o Invisalign, cuja técnica consiste em um método moderno e eficiente graças ao seu planejamento virtual.

O Invisalign, também conhecido como alinhador invisível, é um aparelho ortodôntico que não utiliza braquetes e fios metálicos. Além disso, o aparelho é removível e feito com material transparente, deixando o seu sorriso o mais natural possível, mesmo durante o tratamento.

Hoje vamos te explicar tudo sobre o Invisalign e como funciona o planejamento virtual ortodôntico. Confira:

Conheça o planejamento virtual ortodôntico Invisalign

O Invisalign funciona a partir de um planejamento virtual, mas o que isso quer dizer? Nós vamos te explicar! Primeiro, é importante saber que todo aparelho é feito com base na melhor adaptação da sua boca, considerando a força exigida para corrigir os dentes necessários, sem afetar os demais.

O planejamento virtual do Invisalign é feito a partir do uso do chamado ClinCheck, que, basicamente, tem a função de fazer o mapeamento das imperfeições da posição dos dentes e gerar uma prévia do resultado após o tratamento com os alinhadores invisíveis.

O ClinCheck é um software de alta tecnologia. Ao usá-lo, o odontologista pode fazer um planejamento virtual de cada etapa do tratamento do paciente até, por fim, chegar ao resultado

Sabe aquele incômodo de nunca saber quando irá retirar o aparelho fixo? Com o ClinCheck você tem a possibilidade de saber exatamente quanto tempo irá durar o tratamento com o Invisalign e, além disso, poderá conferir uma prévia de como o seu sorriso ficará após o uso.

Etapas do planejamento virtual ortodôntico Invisalign

Conheça as etapas do planejamento virtual para o tratamento Invisalign: 

1. Escanear o sorriso

O planejamento começa com o escaneamento do sorriso. Uma imagem 3D do seu sorriso é gerada, indicando todas as imperfeições e onde o alinhador invisível deve atuar para corrigir essas falhas. Com o uso do ClinCheck, todo o tratamento é mapeado e projetado a partir desse primeiro passo.

dentista escaneando sorriso do paciente

2. Planejamento

Feito o escaneamento do sorriso, é hora de partir para o planejamento. Nessa etapa, o ortodontista irá mostrar cada passo do tratamento e alinhamento dos dentes. Para isso, é feito um mapa com todos os detalhes do seu sorriso. 

Todas as suas informações são colocadas na radiografia, junto com todas as suas fotos, ou melhor, fotos do seu sorriso, no software. A partir disso e da criação da imagem 3D dos dentes, o ortodontista começa a preparar o seu plano de atuação para corrigir as falhas do sorriso, mostrando a você em tempo real cada processo.

Nessa etapa, também é utilizado um escaneamento intraoral – justamente para obter essas imagens 3D –, que tem como principal característica proporcionar menos tentativas na hora fazer o escaneamento da arcada. Já para usar o aparelho tradicional, é bem comum o paciente precisar fazer várias tentativas.

Além disso, o escaneamento proporciona melhor adaptação do alinhador, considerando os modelos e moldes tradicionais. Utilizar esse processo de escaneamento também permite alta resolução de imagem, facilitando e melhorando o trabalho do ortodontista. Esse procedimento promove mais conforto para os pacientes, uma vez que não é necessário fazer uso de massa, que causa desconfortos terríveis, como ânsia de vômito. O melhor de tudo: permite que o paciente conheça o resultado do seu tratamento previamente.

Nesse tipo de tratamento ortodôntico o paciente tem maior consciência do tratamento, já que acompanha todos os passos da avaliação e progresso do alinhador invisível.

dentista colocando aparelho Invisalign em molde

3. Uso dos alinhadores

Feito esse processo, chegou a hora de preparar os alinhadores para uso. Depois de toda avaliação, o seu Invisalign é feito considerando todas as suas características e necessidades, de forma totalmente individual e adaptada para você. Um dos principais problemas nessa fase é a falta disciplina em relação à  recomendação do ortodontista quanto ao uso do alinhador. Apesar de ser mais tecnológico e proporcionar maior liberdade para o paciente, é preciso que haja compromisso na hora do seu uso, seguindo rigorosamente as recomendações do dentista.

O Invisalign chega revolucionando o tratamento ortodôntico e estético. Além de confortável, ele afeta minimamente a estética bucal, se comparado ao aparelho fixo, elevando a autoestima devido a sua técnica, que é extremamente eficiente.

Onde encontrar o Invisalign

Com o Dr. Marcio Cury você garante o seu tratamento com Invisalign com quem garante eficiência, tecnologia e compromisso em cada etapa da sua evolução, afinal, trabalhamos há anos com ética e profissionalismo, garantindo o melhor tratamento para os nossos pacientes.

Somos referência no mercado e recebemos pacientes de diversas cidades, inclusive para os tratamentos que envolvem Invisalign. Além disso, trabalhamos com diagnósticos, exames e prevenção, desenvolvendo um trabalho personalizado.

Nossa atuação é pautada na tríade saúde, função e estética, respeitando o perfil de cada paciente, por meio de exames modernos e diagnóstico completo. Nosso objetivo final é chegar sempre ao melhor resultado,  de acordo com as expectativas dos nossos pacientes e desenvolver um atendimento pautado na empatia, respeito, cuidado e carinho.

Então, se você quer conhecer o tratamento com invisalign e mudar seu sorriso de forma eficiente e totalmente confortável, conheça nossa unidade e o nosso time de profissionais!