Como evitar a cárie dentária

• 21/10/2014

Orifícios ou lesões nos dentes são chamados de cárie dentária. Uma vez que as bactérias estão naturalmente presentes na boca, transformando alimentos em ácidos, é normal a formação da placa bacteriana - substância que adere ao dente, sendo formada por bactérias, ácidos e restos de comida. Quando essa placa não é retirada por meio da higiene bucal, é formada a cárie dentária.

Veja os principais estágios da cárie:

• Primeiramente, o que ocorre é que os ácidos contidos na placa bacteriana desgastam o esmalte dentário. Nesse caso, o paciente ainda não sente dor.
  • A presença de dor indica que a cárie já se desenvolveu, afetando nervos ou fraturando o dente.
  • Quando continua sem tratamento, a cárie atinge a polpa dentária e pode causar um abscesso - acúmulo de pus -, levando à necessidade de um tratamento de canal ou à perda do dente.

Além disso, quando a placa bacteriana não é removida, transforma-se em tártaro, que afeta a gengiva e causa a gengivite e a periodontite.

Existem alguns fatores principais que, aliados à falta de higiene, contribuem para a formação da cárie dentária, como a suscetibilidade. Porém, o fator mais importante continua sendo a alimentação.

A presença elevada de carboidratos (açúcares e amidos) na alimentação aumenta os riscos, como pães, batata-frita, doces, bolachas, refrigerantes, entre outros. Além disso, alimentos pegajosos permanecem por mais tempo em contato com os dentes, sendo também prejudiciais. Fazer vários lanches ao longo do dia também faz com que os ácidos tenham contato com a superfície dentária por mais tempo.

Os refrigerantes, por exemplo, são particularmente prejudiciais para os dentes, uma vez que além de conterem açúcar, também contêm acidez. Essa acidez provoca o desgaste do esmalte dentário, tornando os dentes vulneráveis. Vale destacar que, no caso de refrigerantes e outros alimentos e bebidas ácidas, o ideal é esperar 15 minutos para escovar os dentes, para que o esmalte possa se recuperar.

A notícia boa é que existem alguns alimentos que ajudam a prevenir a cárie dentária. Veja alguns:

Como evitar a cárie dentária

• Alimentos ricos cálcio: leite e derivados, como queijo e iogurte; verduras verdes, como o brócolis; peixe; gergelim; soja; aveia, entre outros.
  • Alimentos ricos em fibra: beterraba; goiaba branca; alface; feijão; frutas secas; banana; laranja; maçã, etc.
  • Alimentos ricos em ferro e vitamina B: ovos; carne; pães integrais; cereais; salsa; pimentão, entre outros.
  • Alimentos ricos em magnésio: farelo de trigo; frutas secas; grãos integrais; acelga, etc.

Vale ressaltar que a higienização adequada dos dentes é essencial, assim como as visitas regulares ao dentista.