Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para as crianças

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 04/01/2022
  • Dr. Marcio Gulin Cury

As férias escolares estão terminando. Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, desta vez as aulas vão mesmo voltar a ser presenciais – o que indica que o seu filho passará menos tempo em casa a partir de agora.

Porém, estar fora de casa não significa deixar de lado a correta higiene bucal. Pelo contrário. Não é nada recomendado que uma criança passe longos períodos, incluindo lanches e refeições, sem escovar os dentes. Esse hábito deve ser levado para qualquer lugar em que ela vá – e isso inclui a escola e os locais nos quais a criança faça alguma atividade complementar.

É justamente aí que entra em cena o kit de higiene bucal. Ele deve estar na mochila sempre por perto – e deve ser usado várias vezes ao dia. Veja quais itens não podem faltar.

Kit de higiene bucal completo

Se você for escolher apenas dois itens, escolha creme dental e escova. Esses são itens essenciais e que devem estar sempre por perto, em todos os momentos do dia. Porém, um kit completo deve ter ainda mais itens.

Escova de dentes infantil

Criança escovando os dentes em frente ao espelho

Quando se trata de escovação dos dentes das crianças, não é “qualquer escova” que serve. Aquelas que foram desenvolvidas sob medida para esse público são mais adequadas, passando pelo tipo de cerda – que não machuque as gengivas – até o tamanho do cabo, o que facilita a pegada na hora da escovação.

Creme dental com flúor (e saborizado)

As crianças tendem a recusar alimentos dos quais não gostam do sabor e o mesmo acontece com o creme dental. Diferentemente dos adultos, muitas vezes elas não têm ainda a consciência da importância da escovação acima de qualquer coisa. Sendo assim, as versões saborizadas podem ajudar a quebrar a resistência e tornar o momento da escovação mais agradável. Observe se há flúor na composição, pois ele é indispensável na prevenção das cáries.Procure específicos por cremes dentais por faixa etárias de idade.

Fio dental

Uma limpeza bucal só é completa se após a escovação você passar também o fio dental entre os dentes. Aqui, vale o modelo mais simples: o que importa é ensinar a criança a como utilizar corretamente.

Enxaguante bucal

Os três itens acima são considerados essenciais, mas há outros complementares que também devem estar disponíveis no kit. Um deles é o enxaguante bucal. Aqui, procure opções sem álcool na composição. Dê preferência àqueles com fórmulas exclusivas para crianças, pois eles têm componentes que ajudam a reduzir os germes.

Toalha de rosto

Não é em todos os lugares que a criança encontrará um banheiro limpo. Muitas vezes, falta papel toalha ou outra opção similar para enxugar as mãos e o rosto. A dica é garantir que a criança sempre tenha um local limpo para a limpeza pós-escovação, algo que a simples inclusão de uma toalha de rosto no kit já resolve.

Álcool em gel

Esse não é um item exclusivo para a higiene bucal, mas uma vez que devido à pandemia de coronavírus nos acostumamos a andar com álcool em gel, nada melhor do que incluir também esse item na necessaire das crianças. Há frascos pequenos, menores do que uma tubo de creme dental, que praticamente não ocupam espaço na mochila.

E, claro, não deixe de fazer visitas regulares ao dentista

Outra boa dica é aproveitar os últimos dias das férias escolares para levar seu filho a uma visita no dentista. Esse ainda é um momento em que agenda dos pais e das crianças está menos atribulada e a hora de conferir se o período de férias não provocou algum tipo de dano na dentição em razão de possíveis descuidos.

Se tiver mais dúvidas sobre quais cuidados devem ser tomados com a higiene bucal, fale com um profissional de odontologia e peça orientações que sejam adequadas ao estilo de vida da criança. Independentemente de qualquer coisa, o importante é manter sempre os cuidados.