Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como funciona o alinhador dental transparente?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 12/01/2020
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Muita gente gostaria de corrigir o desalinhamento dos dentes, mas acaba adiando o tratamento por não querer exibir as pecinhas de metal na boca. Se esse é o seu caso, saiba que esse problema pode ser resolvido com o aparelho ortodôntico invisível ou transparente.

Esse tipo de aparelho é uma alternativa moderna e muito mais discreta do que os aparelhos convencionais, podendo substituir o aparelho fixo de metal em grande parte dos casos e oferecer diversas vantagens em relação ao tratamento convencional.

Como funciona o alinhador dental transparente

Os alinhadores dentais transparentes, também conhecidos como aparelhos ortodônticos invisíveis, são uma espécie de placa ou moldeira removível feita de material transparente que deve cobrir os dentes. 

Em média, essas placas têm 0,75 mm de espessura, o que significa que elas são bastante confortáveis. Elas são totalmente diferentes dos aparelhos fixos convencionais, pois não utilizam os bráquetes (pecinhas coladas aos dentes) e os fios de metal.

Os alinhadores transparentes devem ser trocados a cada duas ou três semanas, de acordo com o plano de tratamento definido em conjunto com o dentista. Com diferentes graus de resistência, esses alinhadores utilizados em sequência pouco a pouco dirigem os dentes para as posições corretas, de modo semelhante aos aparelhos fixos.

Invisalign x ClearCorrect

Demonstração de como funciona a aplicação do alinhador invisível

Existem duas marcas principais de alinhador dental transparente: a Invisalign e a ClearCorrect. Enquanto os alinhadores da Invisalign são feitos de um material termoplástico próprio chamado SmartTrack, as placas da ClearCorrect são feitas de resina de poliuretano.

As duas marcas oferecem resultados semelhantes e dentro da mesma janela de tempo, que varia de pelo menos 4 a 6 meses até 12 a 18 meses no máximo.

O alinhador da Invisalign pode ser mais indicado para alguns casos, e o alinhador da ClearCorrect pode ser mais indicado para outros, ficando a cargo do dentista determinar o melhor tipo de tratamento para cada pessoa.

Vantagens do alinhador dental transparente

Os alinhadores dentais transparentes são um recurso moderno na ortodontia. Conheça suas principais vantagens em relação aos aparelhos fixos convencionais:

  • Estética: eles são muito mais discretos do que os aparelhos fixos, pois não utilizam peças metálicas aparentes, podendo passar despercebidos em muitos casos;
  • Liberdade na alimentação: as placas podem ser retiradas durante as refeições, permitindo que o paciente consuma alimentos duros e crocantes que poderiam danificar o aparelho fixo;
  • Higienização facilitada: por ser removível, o alinhador não dificulta a escovação e o uso do fio dental;
  • Maior conforto: como os alinhadores são confeccionados de forma personalizada, eles não criam volume e não machucam a bochecha ou os lábios. Além disso, as dores e os incômodos decorrentes da movimentação dos dentes são reduzidos.

Quem pode usar o alinhador dental transparente

Pessoa segurando alinhador Invisível

Aparelhos ortodônticos invisíveis como o Invisalign e o ClearCorrect podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. 

Contudo, os resultados desejados só serão obtidos se a pessoa usar as moldeiras pelo tempo determinado pelo dentista, que costuma ser de 20 a 22 horas por dia em média, podendo ser retiradas apenas durante as refeições e a escovação. Por isso, esse tratamento requer certa disciplina do paciente.

O alinhador dental transparente pode substituir o aparelho fixo de metal em diversos tipos de problemas, por exemplo:

  • Maloclusão (quando há um desalinhamento entre a arcada superior e a inferior);
  • Dentes tortos;
  • Dentes encavalados;
  • Dentes muito espaçados.

Já em casos de intrusão dentária (quando o dente fica muito para dentro da gengiva), extrusão dentária (dente muito para fora, chegando a prejudicar os dentes da arcada oposta) e rotação dentária (quando o dente gira), o aparelho convencional ainda pode ser a melhor opção de tratamento. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo dentista.

Como é feito o planejamento do tratamento com o alinhador dental transparente

Durante a consulta, o dentista faz uma avaliação determinar se o aparelho ortodôntico invisível realmente é indicado para o paciente. Além do exame físico, o profissional pode solicitar um o raio X panorâmico para estudar melhor cada caso.

Depois, com auxílio de um software especializado, é feito o escaneamento 3D das arcadas do paciente, o que permite visualizar todo o percurso do tratamento no computador. Assim, junto com o dentista, o paciente pode decidir sobre os resultados esperados.

Quando todo o plano de tratamento estiver pronto, o escaneamento 3D é utilizado para a confecção de kits de alinhadores numerados que deverão ser utilizados em sequência.

Qual é a frequência de manutenção do alinhador dental transparente

Em média, o paciente deve retornar ao consultório do dentista a cada 6 ou 8 semanas para avaliar o progresso do tratamento e buscar o próximo kit de alinhadores transparentes. Dessa forma, qualquer intercorrência no plano de tratamento pode ser corrigida a tempo.

A frequência de manutenção dos alinhadores transparentes também representa uma vantagem em relação aos aparelhos convencionais, que requerem uma consulta mensal. 

Além disso, o uso dos alinhadores elimina os riscos de descolamento de bráquetes e outros acidentes que podem acontecer com o aparelho fixo, facilitando a manutenção do tratamento.

Dessa forma, quando utilizado de acordo com as orientações, o aparelho ortodôntico invisível pode até oferecer resultados mais rápidos do que o aparelho fixo. Converse com seu dentista para saber qual tratamento é o mais indicado para você.

A Cury Clínica Odontológica é referência em Curitiba nos alinhadores Invisalign e ClearCorrect.

Fonte(s): UOLColgateDentalyInvisalign.