Como funciona o tratamento de canal

• Curiosidades
  • 25/05/2014

Quando uma cárie não é tratada, desenvolve-se gradualmente até atingir a raiz dentária e, posteriormente, a polpa do dente. A polpa é um tecido que se encontra dentro da raiz e contém toda a vascularização do dente, produzindo a dentina. Quando esse tecido é atingido pela cárie, sofrendo uma infecção ou morrendo, é necessário retirá-lo por meio do tratamento de canal. A polpa também pode ser danificada por fraturas ou quebra do dente.

Como funciona o tratamento de canal

Caso o tratamento de canal não seja realizado, a presença desse tecido infeccionado ou morto dentro da raiz dentária leva ao enfraquecimento do dente. Com o tempo, levará à sua queda ou à necessidade de retirá-lo e realizar um implante.

Outro ponto importante é que, sem a polpa, o dente não pode mais crescer. Em função disso, em crianças o dentista retira apenas a parte infectada, mantendo o restante para que o dente continue a se desenvolver.

Procedimentos do tratamento de canal

• Primeiramente, o dentista faz uma abertura no dente para ter acesso à polpa. Nos dentes posteriores, essa abertura é feita na coroa dentária. Nos dentes frontais, a abertura é feita na parte posterior.
  • A polpa é então retirada. Toda a cavidade é limpa e desinfectada.
  • A seguir, é realizado o preenchimento de toda a cavidade, com um cimento odontológico.
  • Por fim, uma coroa dentária é colocada para restaurar a aparência natural do dente, cobrindo a abertura feita para o tratamento.

tratamento de canal

Quando mais de uma consulta é necessária para realizar o tratamento, é feita uma restauração na abertura do dente, protegendo-o até a próxima consulta.

Se você procura um bom tratamento de canal em Curitiba, marque agora sua consulta na Cury Clínica Odontológica, e realize seu tratamento com os profissionais mais capacitados.