Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Quais os cuidados necessários com o Invisalign?

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 26 de julho de 2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Agora, para ficar com os dentes alinhados que aumentam sua autoestima, e sem precisar utilizar o famoso aparelho ortodôntico, você pode optar pelo Invisalign, uma alternativa que oferece resultados satisfatórios 50% mais rápidos do que as opções conhecidas no mercado.

Trata-se de um alinhador alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais, pois possibilita o alinhamento dos dentes de forma muito mais sutil e discreta. Ou seja, sabe aqueles bráquetes e fios metálicos que chamam tanto a atenção? Estes já não são mais necessários para atingir um sorriso harmônico. Isso porque este novo método consiste na utilização de moldes removíveis e praticamente invisíveis, produzidos a partir de uma avaliação precisa da estrutura dos dentes do paciente. 

Assim, este procedimento estético, indicado desde casos mais simples até os mais complexos, apresenta resultados ainda mais rápidos e meticulosos. Também é recomendado para condições médicas como sobremordida, prognatismo, diastemas, mordida aberta, mordida cruzada e outros tipos de situações.

Contudo, como todo procedimento estético, alguns cuidados são indispensáveis para que os resultados possam surgir de maneira ainda mais rápida e adequada. Confira neste artigo algumas dicas que separamos para você sobre cuidados com o Invisalign, que vão desde uma higiene bucal pessoal regular até hábitos alimentares. Acompanhe!

Como funciona o tratamento Invisalign?

O tratamento deste tipo de alinhador é compreendido por uma sequência de moldes personalizados (de acordo com cada paciente), compostos por um material transparente que passa despercebido – bastante diferente do aparelho tradicional.

Isto é, o paciente utiliza cada um destes moldes por um período entre uma e duas semanas, aproximadamente 22 horas por dia – sendo removido apenas em horários de refeição e higiene bucal. Após este período, são substituídos por outro molde, e, assim, o processo acontece sucessivamente, uma vez que cada molde promove as movimentações necessárias de alinhamento dentário. 

Trata-se de um tratamento muito mais cômodo, uma vez que os alinhadores não ficam fixados aos dentes, o que facilita a sua higiene, podendo também ser removidos em ocasiões especiais, por exemplo.

No que toca às visitas ao consultório odontológico, estas acontecem no intervalo de cerca de 6 ou 8 semanas, visto que um acompanhamento do progresso junto ao dentista é fundamental. Em cada visita, o paciente recebe 3 ou 4 moldes, permitindo a continuação do tratamento em casa.

Junto com os alinhadores, o paciente recebe algumas orientações sobre os cuidados com o Invisalign, os quais podem ser encontrados na lista a seguir:

5 cuidados com o Invisalign que você precisa tomar

Para garantir a vida útil de cada molde do seu Invisalign, alguns cuidados são necessários, tais como:

1. Sempre que retirá-lo da boca, guarde-o em seu estojo

Independentemente da atividade que for fazer, se for para fazer alguma refeição, participar de algum evento especial ou simplesmente escovar os dentes ou utilizar o fio dental, guarde as moldeiras em seu estojo, evitando colocá-las em seu bolso ou enroladas em um papel.

Como cada moldeira é pequena, leve e transparente, as chances de perdê-la ou danificá-la são grandes se você a deixar solta em algum lugar. Se guardá-la em seu estojo, você terá a certeza de que ela estará quando precisar.

Atenção: evitar consumir alimentos ou bebidas durante o uso dos alinhadores é essencial – exceto água. Alimentos e bebidas com corantes podem manchar os alinhadores.

2. Atente-se às restrições

Existem poucas restrições em relação aos cuidados com o Invisalign, uma vez que, por ser removível, não impede que o paciente coma ou beba qualquer alimento ou bebida. Contudo, é recomendado evitar fumar durante o tratamento, pois o cigarro pode manchar os alinhadores, dificultando o alcance do objetivo proposto, bem como fazer mal à saúde bucal. Também deve ser evitado alimentos mais duros e quentes, também chá, café. Na dúvida o melhor é tirar e logo em seguida colocar os alinhadores em posição.

Atenção: para que o tratamento se torne ainda mais eficaz, o recomendado é passar o maior tempo possível com os alinhadores, isto é, eles podem ser utilizados durante a prática de esportes, no banho ou durante o sono.

3. Limpe seus alinhadores frequentemente

A orientação recomendada é lavá-los com água morna e escová-los com uma escova de dentes com cerdas macias. Além disso, existem pastilhas especiais ou espumas para se aplicar dentro dos alinhadores que facilitam e promovem uma melhor higiene dos alinhadores, pois conseguem remover impurezas que podem prejudicar os dentes.

Em relação ao creme dental utilizado para higienizar os alinhadores, opte sempre por um bem cremoso, uma vez que os abrasivos podem riscá-los, danificando-os e comprometendo sua eficácia.

4. Mantenha a higiene bucal

Cuidar da saúde e da higiene bucal é um imperativo, mesmo se não estivesse utilizando qualquer alinhador. Por isso, após refeições a escovação completa dos dentes, bem como o uso do fio dental, é recomendada.

Após a escovação, confirme se não sobrou nenhum resíduo alimentar nos dentes antes de colocar novamente o Invisalign.

5. Evite aplicar muita força nos alinhadores

Mesmo sendo bastante resistentes, o Invisalign pode quebrar. Por isso, é indicado aplicar uma força moderada em ambos os lados para evitar possíveis avarias. Somado a isso, é recomendado sempre remover o alinhador pela parte interna, isto é, voltada para a língua.

Com uma disciplina cotidiana, aliada a visitas periódicas ao consultório odontológico para acompanhamento do profissional especializado, as chances de alcançar um resultado satisfatório para um sorriso harmônico e alinhado são imensas!

E, agora que você já conheceu um pouco mais sobre o que são estes alinhadores, como funciona o tratamento e quais os cuidados com o Invisalign, ficou muito mais fácil escolher qual a melhor opção para corrigir possíveis disfunções dentárias.

---

Ficou interessado(a) em adquirir um Invisalign para você? Agende agora mesmo um horário com a Ortodontia Curitiba e conheça mais sobre o tratamento e suas condições!

Faça seu Agendamento