Danos causados por aparelhos irregulares

• Ortodontia e Ortopedia facial
  • 09/03/2014

Os aparelhos dentários falsos viraram moda entre alguns adolescentes. Para "destacar o sorriso", esses jovens compram aparelhos coloridos e com uma armação diferente em camelôs. Na maioria das vezes, os adolescentes colocam esses aparelhos sozinhos, usando até mesmo colas extrafortes.

Há aqueles que não precisam de tratamento ortodôntico, mas colocam essas armações falsas apenas pela moda; outros interrompem o tratamento regular com o dentista para colocar os aparelhos falsos. Existem inclusive pessoas que fazem a aplicação e manutenção das armações, como se fossem dentistas.

aparelho para os dentes Quais são os riscos?

Veja algumas das maiores complicações que esse tipo de aparelho para os dentes pode causar:

• Colocados irregularmente, a força que esses aparelhos exercem sobre os dentes não é controlada. Isso provoca a movimentação dos dentes, podendo causar dor, perda óssea e retração da gengiva.
  • Afeta a mastigação, prejudicando também a digestão de alimentos.
  • O material, bem como a cola extraforte utilizada para a aplicação, podem causar reação alérgica.
  • A raiz dentária pode enfraquecer, o que leva até mesmo à queda do dente.
  • O material pode levar a ferimentos na gengiva e na mucosa da boca.
  • Problemas de higienização podem causar a periodontite.

O aparelho para os dentes: como funciona

O aparelho ortodôntico regular é utilizado para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Para isso, o dentista faz um estudo cuidadoso do caso de cada paciente, indicando qual é o melhor tipo de tratamento. No caso dos aparelhos fixos, os braquetes e os fios de aço são colocados de maneira precisa para realizar as movimentações necessárias na arcada dentária.

Para os que querem um aparelho mais personalizado, é possível escolher a cor das borrachinhas dos braquetes. Para aqueles que preferem algo mais discreto, existem os niveladores "invisíveis", os aparelhos linguais, entre outros.

O uso de aparelhos ortodônticos não é indicado apenas para fins estéticos, mas principalmente para melhorar a saúde bucal do paciente. Marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica e cuide melhor do seu sorriso e da sua saúde!