Uma das principais causas do mau hálito é a presença de restos de comida ou placa bacteriana nos dentes. Mas então, qual é a relação entre o dentes tortos e a halitose? O que acontece é que o mau alinhamento dos dentes pode dificultar bastante a higienização bucal, facilitando o acúmulo de bactérias no interior da boca.
Essas bactérias, na verdade, existem naturalmente na boca, e quebram as partículas de comida, auxiliando na mastigação. Esse processo libera odor e, por essa razão, caso a escovação dentária não seja realizada da maneira correta, essas bactérias continuarão atuando e causarão o mau hálito.
Conforme o quadro avança, é desenvolvida a placa bacteriana, e então o tártaro, que são os maiores causadores dos problemas da gengiva, também responsáveis pelo surgimento da halitose.
Caso você tenha diagnosticado a causa do mau hálito como dentes tortos, existem medidas preventivas e medidas corretivas para lidar com o problema.
Prevenção
Caso seus dentes sejam mau alinhados e você tenha problema de halitose, é importante consultar o dentista regularmente, preferencialmente duas vezes ao ano, para limpeza profissional. Com o equipamento e os produtos adequados, o dentista fará uma limpeza profunda em seus dentes, melhorando sua saúde bucal e prevenindo o mau hálito.
Já se o seu problema de halitose é momentâneo, e você quer se livrar do incômodo e constrangimento o quanto antes, existem algumas dicas simples que podem te ajudar (além, é claro, de escovar os dentes com atenção):
- Masque chicletes ou balas para eliminar o odor;
- Tente se alimentar de três em três horas;
- Evite alimentos de cheiro forte como a cebola, e tente evitar também os alimentos gordurosos;
- Beba bastante água para manter a quantidade ideal de saliva na boca.
Correção
A solução ideal é, naturalmente, corrigir os dentes tortos. Mesmo que você consiga corrigir a higienização dentária e eliminar o mau hálito, dentes mau alinhados podem causar uma série de outros problemas para a mastigação - e até mesmo para a respiração. Por isso, converse com o seu dentista e inicie um tratamento ortodôntico.
Caso você não deseje seguir o tratamento com aparelho convencional, existem ainda excelentes opções estéticas para alinhar os dentes. Uma das alternativas é o chamado Invisalign, composto por moldes transparentes e removíveis, que realizam as movimentações necessárias na arcada dentária ao longo do tempo.
Aproveite para marcar sua consulta na Cury Clínica Odontológica, realizar sua limpeza profissional e saber mais sobre as formas de tratamento ortodôntico.