Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

5 dicas essenciais para cuidado com os dentes no verão

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 21 de dezembro de 2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Estamos nos aproximando do verão, a época do ano mais desejada por aqueles que gostam de praia e sol. Assim como precisamos ter cuidados específicos com a pele e com a alimentação, neste época do ano também é importante ficar de olho na saúde bucal.

Os cuidados com os dentes devem ser observados durante o ano inteiro, independentemente do clima e da estação. Contudo, os dias com temperatura mais quente costumam impactar diretamente nos nossos hábitos alimentares e sociais – o que pode resultar em mudanças tanto na escovação quanto no nosso comportamento.

Neste artigo, listamos algumas dicas essenciais para que você tenha mais cuidado com os dentes no verão.

Prepare o kit de higiene bucal

Com as viagens e as saídas para encontrar os amigos e familiares, é natural que passemos menos tempo em casa. E estar na rua significa que nem sempre teremos escova e pasta de dente por perto. Assim, aquelas refeições na beira da piscina, por exemplo, podem significar que a sua escovação vai ficara para mais tarde.

A primeira dica é: não deixe para depois. O melhor caminho é andar sempre com um kit de higiene bucal na bolsa ou na mochila. Uma escova de dente, um creme dental, além de enxaguante bucal e fio dental são suficientes. Nas farmácias e supermercados há kits de viagem, que são práticos e acessíveis.

Pegue leve nas frutas cítricas

Frutas cítricas como limão e laranja estão entre as mais consumidas no verão – e você não deve tirá-las de forma alguma do seu cardápio. Porém, ainda que elas possuam propriedades capazes de limpar os dentes, elas também têm ação corrosiva, o que significa que o excesso pode ser prejudicial.

Para quem tem dentes mais sensíveis os cuidados devem ser redobrados. A dica aqui: depois de consumir as frutas in natura ou mesmo em forma de suco, faça um bochecho simples com água. Se possível, escove os dentes ou utilize enxaguante bucal. Qualquer uma dessas ações é suficiente para minimizar os danos.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Essa dica também vale para o ano todo, mas a atenção precisa ser maior no verão. Festas, confraternizações e momentos de lazer tornam mais propício o consumo de bebidas alcoólicas. O problema aqui é o fato de que o álcool tende a deixar o organismo mais desidratado – e com isso sua boca fica mais seca.

Boca seca significa um produção salivar menor, o que faz com que os seus dentes tenham mais riscos de desenvolver cáries, periodontites ou erosão dentária. Pode parecer bobagem, mas consumir bebidas com canudinho ajuda a reduzir o contato delas com os dentes. O ideal é sempre ter um copo de água por perto para não deixar a hidratação de lado.

Utilize também um protetor labial

Quando falamos de saúde bucal falamos de cuidados com a boca como um todo e não apenas os dentes. Sendo assim, seus lábios também merecem uma atenção especial. Afinal, eles estão expostos ao sol, como a sua pele, e a falta de cuidado com eles pode ocasionar problemas de saúde.

O câncer bucal, por exemplo, pode ser evitado se você adotar com os seus lábios os mesmos cuidados que tem com a pele. Antes de ir para a praia ou para a piscina, procure em uma farmácia um protetor labial, mesmo os mais simples já ajudam muito. Se tiver dúvidas sobre marcas ou características específicas, fale com o seu dentista.

Vai viajar? Faça um check-up antes das suas férias

Não existe nada pior do que perder dias preciosos das suas férias com dor de dente, problemas de mau hálito ou mesmo com visitas de emergência a um profissional de odontologia. É claro, incidentes podem acontecer, mas a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar problemas.

Se já faz alguns meses que você foi ao dentista pela última vez, considere agendar uma consulta no mês de dezembro. Nessa época do ano muitos profissionais trabalham em horários especiais ou programam também as férias nas últimas semanas do ano. Não deixe para a última hora.

Faça seu Agendamento