Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

5 dicas para usar o fio dental com aparelhos ortodônticos

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 07 de agosto de 2018
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Ao colocar aparelhos ortodônticos, muitos simplesmente desistem de usar o fio dental, pois a operação passa a exigir mais atenção e pode levar até o dobro do tempo. No entanto, o cuidado com a limpeza bucal se torna mais importante ainda durante esse período, pois as chances de acúmulo de placa bacteriana aumentam. Por isso, preparamos para você algumas dicas para usar o fio dental com aparelho.

Mas antes disso, você pode se perguntar...

Precisa mesmo usar fio dental com aparelho?

Para quem não tem o costume, passar fio dental, ainda mais com aparelho, parece ser uma tarefa demorada demais e desnecessária. No entanto, isso é essencial para a saúde da sua boca, que termina por afetar a saúde do seu corpo como um todo e o seu bem-estar.

O fio dental é de suma importância para evitar o acúmulo de placa bacteriana e prevenir gengivite. Há locais que a escova de dente sozinha não consegue limpar, por isso é indispensável o uso do fio dental.

É importante prevenir e tratar a placa bacteriana, pois ela pode ser o começo de uma série de outros problemas bucais, como mau hálito, sangramento e doenças da gengiva e até perdas ósseas e dentárias.

Lembre-se: o fio dental deve ser passado após cada refeição ou, pelo menos, uma vez por dia, independente se você usa aparelhos ortodônticos ou não.

Agora que você entendeu a importância do fio dental, vamos às dicas de como usá-lo com aparelho.

  1. Use o passador de fio

Existe um instrumento que facilita muito a vida de quem usa aparelho: o passador de fio dental ortodôntico, também conhecido como “passa fio”. Ele é descartável, barato e facilmente encontrado em farmácias.

Com ele, é possível fazer com que o fio dental chegue à margem gengival para fazer uma melhor limpeza da região.

O passador é uma espécie de agulha de plástico, por onde você passa o fio dental para levá-lo por trás do aparelho ortodôntico. Ele possibilita passar o fio pela lateral do dente até o começo da gengiva.

  1. Siga esse passo a passo

Passo 01: para o usar o passa fio corretamente, primeiro você deve inserir o fio dental no buraco do passador, como se estivesse introduzindo um fio de linha por uma agulha comum.

Passo 02: depois, passe a agulha plástica por trás do fio ortodôntico (no espaço entre seus dentes e o fio de metal).

Passo 03: então, insira o fio dental no espaço lateral entre dois dentes, segurando cada ponta com uma mão. Passe o fio dental pelo ponto de contato entre os dentes até encostar na gengiva.

Passo 04: agora pressione o fio dental contra um dos dentes, em direção à gengiva. Ou seja, se estiver passando nos dentes de cima, vá para cima; se estiver nos dentes de baixo, vá para baixo.

Passo 05: repita todo o procedimento em cada um dos dentes com cuidado para não danificar os aparelhos ortodônticos e não machucar as gengivas ou qualquer outra parte da boca.

  1. Escolha os fios dentais encerados

Prefira fios dentais com cera, pois os que não são encerados arrebentam com mais facilidade enquanto passam por espaços menores. Além disso, os fios sem cera tendem a enroscar nos aparelhos ortodônticos, deixando fiapos para trás e dificultando o processo de limpeza.

  1. Ajude as crianças nessa tarefa

Caso você tenha uma criança que usa aparelho, ajude-a a passar o fio dental. Se essa tarefa pode ser desafiadora para um adulto, imagine para uma criança!

Escolha, de preferência, uma área iluminada e uma posição confortável para ambos, pois todo o procedimento de passar fio dental com aparelho costuma levar mais tempo do que o normal.

Com a ajuda dos responsáveis e de uma forma leve e descontraída, os pequenos aprendem desde cedo a cuidar da saúde bucal, o que vai lhes render grandes vantagens no futuro.

  1. Use a escova interdental

Por fim, faça uso de escovas interdentais, que facilitam a higienização bucal para quem está com aparelho. Elas foram feitas especialmente para limpar áreas onde uma escova comum tem o acesso mais dificultado.

A escova interdental tem as dimensões reduzidas em relação à comum, podendo limpar facilmente a região entre o fio ortodôntico e os dentes.

Mas atenção: o uso de escovas ortodônticas não substitui o fio dental, nem vice-versa. Cada instrumento tem uma função única e importante na manutenção da saúde bucal.

As nossas dicas para usar fio dental com aparelho foram úteis para você? Então nos siga no Facebook para ter mais dicas diárias de como manter a saúde da sua boca no melhor estado.

Atualmente existem aparelhos que facilitam a limpeza dentária ou que acumulam menos placa dental, como o sistema Damon e os alinhadores dentais como o Invisalign.

Faça seu Agendamento