Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

5 dicas para usar o fio dental com aparelhos ortodônticos

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 02/05/2023
  • Cury Clínica Odontológica

garota que usa aparelho convencional usando fio dental

Para a maioria dos pais, fazer seus filhos usarem fio dental ainda é uma luta. E quando eles usam aparelho ortodôntico, é consideravelmente mais difícil. Isso porque os fios do aparelho impedem que o fio dental deslize entre os dentes, por isso usar o fio dental sozinho pode ser bastante desafiador. 

Dessa forma, é preciso dedicação dos pais e responsáveis ??para garantir que os dentes permaneçam saudáveis ??durante o processo de correção. Esse cuidado é fundamental para manter um sorriso saudável

Além disso, esta dificuldade não é apenas para as crianças. Adultos que usam aparelho também sofrem para manter a higienização com fio dental. Isso porque nem todos sabem como fazer a limpeza da maneira correta.

independente do tipo de aparelho, até mesmo para os alinhadores, o uso do fio dental é essencial.

Qual a importância do fio dental?  

Os resíduos alimentares mais difíceis de ver e de eliminar devem ser removidos com fio dental. Se os dentes não receberem a atenção necessária, eles podem resultar em problemas desagradáveis, como cáries e outros problemas de saúde bucal. Entre estes problemas, está a terrível condição conhecida como halitose. 

Além disso, a placa bacteriana pode levar a infecções e problemas mais graves quando não é tratada. A gengivite e a periodontite, por exemplo, também podem surgir e causar diversos transtornos. 

Lembrando que o uso do fio dental também é necessário para quem usa aparelho ortodôntico. Nesses casos, um passa-fio pode ser usado para ajudar na limpeza. Essa ferramenta funciona de forma semelhante a uma agulha de borracha, que ajuda o fio a chegar nos lugares mais difíceis dos dentes, nos casos de aparelho fixo.

Você também pode encontrar super floss no mercado, um utensílio específico para quem usa órtese que possui uma estrutura mais rígida em uma das extremidades, de forma a suportar a passagem do fio. 

E a escovação, qual a importância? 

A saúde bucal depende da utilização de uma técnica de escovação adequada que resulte em uma limpeza completa dos dentes. Isso é importante para que não se formem cáries, que são causadas por restos de alimentos que se acumulam na arcada dentária. A limpeza regular oferece maior segurança e prevenção de doenças. 

É por isso que escovar os dentes é essencial. A partir da escovação, problemas dentários como a gengivite e a periodontite, que são condições bucais que podem se agravar e ter efeitos de longo prazo nos dentes, se tornam menos comuns.

mulher que usa aparelho convencional escovando os dentes em frente ao espelho

Confira outros benefícios do hábito de escovar os dentes: 

  • Prevenção do mau hálito: com o uso do fio dental e uma escovação regular, reduz-se a quantidade de alimentos que ficam alojados entre os dentes, retardando o aparecimento da halitose
  • Remoção da placa bacteriana: a escova elimina as bactérias que se acumulam na superfície da gengiva e as que causam inflamação por crescerem na sua região inferior.
  • Melhor estética bucal: o uso da escova de dentes e fio dental ajuda a manter uma boa higiene bucal e um sorriso radiante
  • Redução da sensibilidade: escovar com delicadeza e com movimentos suaves pode reduzir a sensibilidade dental.

Como dissemos anteriormente, escovar os dentes pode ajudar a prevenir doenças periodontais e gengivite, removendo as partículas de alimentos e reduzindo a inflamação que leva à gengivite. É muito importante que você tente escovar pelo menos 2 vezes por dia para garantir mais segurança quando o assunto é prevenção de doenças.  

Fio dental: frequência e como usar?  

Mas com que frequência alguém com aparelho deve usar o fio dental? A escovação e o uso do fio dental devem ser feitos pelo menos duas vezes ao dia, como já citamos, de preferência após as refeições. Se você vir algum resto de alimento ao redor do aparelho, use o fio dental na mesma hora para remover. 

Felizmente, existem ferramentas que simplificam o uso do fio dental, como o passa-fio. Para fazer o uso correto, primeiro use no fio ortodôntico para limpar entre os dentes. Depois disso, passe levemente o fio dental na área ao redor de cada um deles. É importante lembrar que você deve evitar usar o fio dental sem cera porque ele pode desfiar rapidamente. 

mulher que usa aparelho convencional passando fio dental em frente ao espelho

Um flosser descartável pode tornar o processo de uso do fio dental consideravelmente mais simples se este processo for muito difícil para você. Depois que conseguir atravessar o fio pelo passador, então você pode segurar com mais firmeza, sempre com cuidado para remover os restos de alimentos sem machucar a gengiva

Escova ortodôntica 

O objetivo da escova ortodôntica é limpar os dentes dos pacientes que usam aparelho fixo durante o tratamento. Ela auxilia na limpeza dos bráquetes superiores e inferiores devido ao seu formato diferenciado, que muitas vezes apresenta cerdas centrais menores. 

Os ortodontistas geralmente recomendam a escova como uma das formas mais eficazes de fazer a higienização do aparelho. Além disso, devido a sua capacidade de limpeza, ela ajuda também na redução do tempo de tratamento. 

Profilaxia realizada na visita regular ao dentista 

A profilaxia é um processo rápido, fácil e indolor, que pode ser utilizado para fazer uma limpeza dental profissional com o objetivo de remover tártaro, placa bacteriana e manchas superficiais. 

Ela auxilia na prevenção de condições mais graves, como cáries e gengivite. Os dentistas aconselham a profilaxia dentária semestral. A técnica é realizada empregando ferramentas e produtos do mercado voltados para profissionais que cuidam da saúde dental. Muitos pacientes não levam a sério, mas este procedimento pode salvar a sua saúde bucal. 

Invisalign 

O Invisalign é um aparelho ortodôntico bastante discreto, ou seja, ninguém vai perceber que você usa. Além de acelerar o tratamento, por ser removível, ele é de fácil limpeza. Você pode tirá-lo para comer e para fazer a escovação. Viu como fica mais fácil cuidar da sua saúde bucal com um aparelho moderno e eficiente?  

Agende agora mesmo a sua consulta e inicie o seu tratamento dentário o mais rápido possível na Cury Clínica Odontológica! 

Leia mais: Por que fazer o seu tratamento Invisalign sob o controle e supervisão do Dr. Marcio Cury?