Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Dor na mandíbula: tudo que você precisa saber!

  • ATM/DTM
  • 01/11/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Não tem nada pior do que sentir dor na mandíbula, não é verdade? Causa desconforto para mastigar, falar e compromete diretamente nosso bem-estar. Hoje, nós vamos falar um pouquinho sobre a dor, as causas, relações com outras patologias e como solucionar os problemas.

Mas antes disso, é importante sabermos o que é a mandíbula para identificar a dor de forma assertiva. A mandíbula é um osso localizado na parte inferior da cabeça; é um osso móvel, pois nele estão articulados os ossos temporais, um de cada lado do crânio. Dor nessa região é comumente relacionada com a articulação temporomandibular, também conhecida como ATM. Geralmente, a dor é caracterizada por pontadas ou pela sensação de queimação, tanto pode se apresentar em repouso, como em movimento.

A ATM, como o próprio nome sugere, é uma articulação situada na base do crânio, especificamente, à frente da estrutura da orelha, ligada à mandíbula e ao maxilar superior. A seguir, vamos falar mais sobre a ATM e como as dores na mandíbula estão diretamente relacionadas com essa estrutura.

Principais causas de dor na mandíbula

Agora que já apresentamos a vocês o que é mandíbula e o que é a articulação temporomandibular, vamos falar sobre as principais causas de dor na mandíbula, que com certeza é um dos seus principais motivos para continuar lendo esse artigo.

1. Traumas

Uma das principais causas que pode provocar dor na mandíbula é trauma. Mandíbula quebrada, deslocada, além de tensão muscular e cirurgia dentária estão entre os  motivos que podem causar dor na mandíbula quando falamos em traumas.

Existe também o microtrauma ocasionado, por exemplo, por uma mordida com dentes mal posicionados ou por  um tratamento mal realizado, que faz com que o próprio encaixe dos dentes (oclusão) sea desequilibrada gerando função deficiente e alteração da posição mandibular com consequências para músculos, articulações, etc.

O mais indicado em casos de mandíbula quebrada ou deslocada é buscar imediatamente o atendimento de urgência e emergência em um pronto-socorro. Já nas outras duas situações, é importante consultar um dentista que pode indicar o melhor tratamento para aliviar a situação.

2. Bruxismo

O bruxismo está no recorde entre as causas de dores na mandíbula. Mas o que é bruxismo? Essa condição é caracterizada pelo hábito involuntário de ranger e/ou apertar os dentes. Geralmente, é mais comum que pacientes que tenham bruxismo apresentem a ação à noite, durante o sono, de forma involuntária. Mas existem casos em que o paciente pode fazer desperto e de forma consciente. 

garota que sofre de bruxismo dormindo e rangendo os dentes

O bruxismo é uma condição séria, que além de dor na mandíbula pode trazer uma série de complicações à saúde, como: desgaste dos dentes, dentes doloridos e amolecidos, dores de cabeça, problemas ósseos, além de problemas na gengiva e na articulação temporomandibular.

3. Disfunção na ATM

Lembra que comentamos que falaríamos um pouquinho sobre a mandíbula e a relação com a ATM?! Pronto, chegou a hora! Anteriormente, explicamos exatamente o que é a mandíbula e onde está localizada a ATM que, como o próprio nome sugere, tem relação íntima com a mandíbula.

Você já sentiu dor na mandíbula perto do ouvido? Se a resposta for sim e se você sente essa dor constante, pode ser dor causada por disfunção na ATM. A ATM, como falamos, é responsável pelo ato de abrir e fechar a boca e, por isso, extremamente importante para nosso bem-estar. 

A dor nessa região é chamada de DTM, que significa disfunção temporomandibular, e é caracterizada pelos seguintes sintomas:

  • Estalos ao movimentar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca, chamada de Trismo;
  • Dores de cabeça intensas, cefaleias;
  • Por fim, dor na articulação.

4. Osteomielite

É outra condição que pode causar dor na mandíbula. Mas, afinal, o que é osteomielite? Uma curiosidade antes de adentrarmos na explicação é que todo termo que termina com sufixo “ite” indica uma doença inflamatória.

Por isso, osteomielite é uma inflamação da estrutura óssea da face, incluindo a mandíbula, que torna-se a mais afetada.

homem com dor na mandíbula

Existe relação entre dor na mandíbula e ansiedade?

O que muitas pessoas ainda não sabem é que sim, existe relação entre dor na mandíbula e ansiedade. A ansiedade costuma provocar o hábito de travar a mandíbula, o que pode causar uma dor aguda, quando é feito de forma esporádica, ou uma dor crônica, quando o ato já se tornou corriqueiro.

Procedimentos indicados para o tratamento

O lado bom de toda história é que é possível tratar as dores na mandíbula. Entre as opções de tratamento, estão:

  • Uso de medicamentos e analgésicos. Lembrando que medicamentos devem ser sempre prescritos por um profissional da saúde, depois de uma avaliação rigorosa sobre as causas da dor e não como automedicação;
  • Uso de placa de mordida, em caso de bruxismo;
  • Fisioterapia e fonoaudiologia também podem ser necessárias para um tratamento multidisciplinar;
  • Uso de relaxantes musculares.

O melhor tratamento sempre será aquele que foi pensado e estruturado para a causa específica da sua dor, de forma individualizada. Por isso, listamos aqui as principais opções, mas somente a avaliação profissional pode indicar o melhor para você.

Por que realizar um acompanhamento constante no dentista?

Desde criança é necessário a visita frequente e regular ao dentista, isso porque é possível, através de um acompanhamento, perceber e diagnosticar problemas, evitando assim, dores e o agravamento de situações.

Na Cury Clínica Odontológica, você encontra uma equipe especializada, responsável, além de uma estrutura tecnológica para a realização de diagnósticos, exames e, principalmente, atuação na prevenção de doenças, desenvolvendo um trabalho personalizado.

Contamos com check-ups preventivos completos, limpeza, consultas regulares de controle conforme o risco de cada paciente.

Somos referência no Sul do país, além de receber pacientes de diversas cidades, incluindo de fora do estado, provando nossa responsabilidade e compromisso em promover saúde e bem-estar para cada paciente. Somos especialistas nos tratamentos que envolvem dores e disfunções orofaciais e/ou da ATM, além das áreas de Ortodontia Damon System, Invisalign e Reabilitação com Implantes.

Contar com o acompanhamento, desde cedo, de um dentista da sua confiança lhe permite uma vida muito mais saudável, ativa e feliz. Afinal, a saúde do corpo começa pelo sorriso e é necessário cuidar sempre para evitar a ação de agentes e outros fatores que possam comprometer sua saúde.