Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

7 perguntas e respostas sobre o Invisalign

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 18/07/2023
  • Cury Clínica Odontológica

homem segurando um aparelho Invisalign

Se você está pensando em usar Invisalign ou já está usando, provavelmente tem algumas dúvidas, assim como a maioria dos pacientes. Pensando em ajudar você a entender melhor o seu tratamento, separamos 10 perguntas frequentes sobre o Invisalign. Confira! 

1. É preciso usar contenção após o tratamento? 

O ortodontista poderá fazer um raio-x para avaliar o novo posicionamento das raízes dos dentes, bem como fotos que permitam comparar as fases iniciais do tratamento e o resultado final. 

Depois de receber o tratamento Invisalign, o paciente desejará, naturalmente, que os resultados durem para sempre. Então, o cuidado não termina no dia de finalizar o tratamento ortodôntico. Em vez disso, o ortodontista recomendará o uso de uma contenção

2. Quais os cuidados necessários com o uso do Invisalign? 

Em primeiro lugar, sempre que tirar o alinhador da boca, coloque-o no estojo. Por ser transparente e pequeno, acontecem muitas situações em que as pessoas perdem o seu Invisalign, justamente porque não guardaram no estojo, como é recomendado. Independente da situação, se for tirar, guarde-o. 

Fumar durante o tratamento também não é recomendado, já que o hábito pode descolorir os alinhadores. Os alimentos mais duros e também os quentes precisam ser evitados. Por fim, o paciente deve ficar o máximo de tempo possível com o Invisalign na boca para conseguir atingir melhores resultados. 

aparelho Invisalign sobre o estojo

3. Com que frequência devo trocar os alinhadores? 

Além das tecnologias que envolvem o tratamento, a troca dos alinhadores invisíveis é um elemento decisivo para um resultado mais rápido e eficaz. Assim, é recomendada a troca dos alinhadores Invisalign a cada uma a duas semanas, devendo usá-los por 20 a 22 horas todos os dias. 

Embora as visitas ao consultório do dentista diminuam com alinhadores personalizados em cada etapa do tratamento, elas ainda são necessárias para acompanhar a mobilidade dentária. 

4. O tratamento é mais rápido com Invisalign do que com aparelho comum? 

O sistema Invisalign permite gerenciar melhor a posição dos dentes devido ao planejamento virtual, que é feito antes do processo, para organizar cada movimentação dentária que será realizada desde o início até o final do tratamento

O alinhador também consegue envolver todos os dentes, incluindo as regiões anteriores, posteriores e oclusal dos dentes. Assim, apenas o dente que deve ser deslocado será submetido à força. Em outras palavras, o alinhador usa a força para mover um único dente. Os demais dentes não sofrerão impactos negativos e permanecerão em suas posições originais. 

Já o aparelho fixo possui um fio que conecta todos os dentes. Portanto, ao mover um dente, como resultado, os dentes próximos a ele também podem se mexer. Assim, ao comparar o tratamento ortodôntico com aparelho fixo, o período total de tratamento pode ser menor devido ao controle dos efeitos negativos que temos com os alinhadores. Em média o tratamento fica de 30 a 40% mais rápido que um tratamento convencional desde que seja bem planejado, executado e ocorra excelente colaboração do paciente.

5. Tenho que ir a uma consulta toda vez que trocar de alinhador? 

Durante a consulta inicial, muitos pacientes perguntam se precisam ir ao consultório toda vez que forem trocar os seus alinhadores. Não é necessário, pois o diagnóstico inicial informa o plano de tratamento. O planejamento ortodôntico digital completo do paciente é feito após considerar os testes clínicos, escaneamento intraoral e anamnese. 

Os ajustes dos alinhadores levam menos tempo e podem ser feitos pelo paciente em casa, apenas com algumas visitas ao consultório para monitoramento. A cada visita é feita uma avaliação do andamento do tratamento e das modificações necessárias para que o cronograma de movimentação dentária seja seguido e o resultado seja exatamente como o previsto. 

6. De que é feito o Invisalign? 

Ele é feito de um material chamado SmartTrack, que aplica uma força leve, porém constante, nos dentes. Com ele, é possível ter um controle maior sobre a movimentação dos dentes, além de ser mais confortável devido ao fato de se encaixar exatamente ao formato da arcada dentária do paciente.

aparelho Invisalign próximo do molde de uma arcada dentária 

Assim, o alinhamento do sorriso é mais previsível, já que todo o tratamento é planejado do início ao fim. O material SmartTrack é resultado de 8 anos de pesquisa, com mais de 260 materiais testados. 

7. Só adultos podem usar? 

O sistema Invisalign pode ser utilizado desde a infância, embora os alinhadores transparentes sejam populares entre os pacientes adultos porque são discretos e esteticamente agradáveis. 

Para crianças a partir dos seis anos, o Invisalign First oferece tratamento ortodôntico. Além disso, existe uma linha de alinhadores feita especificamente para adolescentes chamada Invisalign First, com tratamentos de até 18 meses. 

Informação extra: pacientes com implante dentário podem usar Invisalign. Nesse caso, o ortodontista planejará um tratamento em que as estruturas não se movimentem, mas permaneçam fixas durante o processo. 

8. É preciso tirar para comer? 

Sim, é preciso remover o Invisalign para comer, passar fio dental e também para escovar os dentes. Se você não removê-lo, os alimentos ficarão presos e será mais difícil de higienizá-lo. 

Além disso, alguns alimentos mais duros, como já citamos anteriormente, podem danificar o aparelho removível. Dessa forma, é preciso tomar estes cuidados para manter a qualidade do material e também dos alinhadores. 

9. Qualquer ortodontista pode fazer o tratamento? 

O tratamento só pode ser realizado por um dentista credenciado no sistema Invisalign. Por isso, é preciso localizar um profissional que cumpra com este requisito. Não comece o tratamento com alguém que não está apto a realizá-lo. Além disso um profissional atualizado e responsável, bem como experiente e atento nas diversas situações que envolvem a Odontologia é fundamental durante o mesmo.

10. O Invisalign também corrige a mordida? 

Sim, ele pode tratar problemas mais complexos como sobremordidas, mordidas cruzadas, Classe II, Classe III, mordidas abertas, etc. e também de dentes que foram perdidos. Ele vai deslocar os dentes para a posição desejada, sendo ideal para quem não se sente confortável com os aparelhos fixos tradicionais, que ficam expostos, machucam e causam outros desconfortos. 

Faça o seu tratamento com a Cury Clínica Odontológica e comece ainda hoje a melhorar a sua qualidade de vida! Será um prazer acompanhar o processo de recuperação do seu sorriso.