Se você está pensando em usar Invisalign ou já está usando, provavelmente tem algumas dúvidas, assim como a maioria dos pacientes. Pensando em ajudar você a entender melhor o seu tratamento, separamos 10 perguntas frequentes sobre o Invisalign. Confira!
1. É preciso usar contenção após o tratamento?
O ortodontista poderá fazer um raio-x para avaliar o novo posicionamento das raízes dos dentes, bem como fotos que permitam comparar as fases iniciais do tratamento e o resultado final.
Depois de receber o tratamento Invisalign, o paciente desejará, naturalmente, que os resultados durem para sempre. Então, o cuidado não termina no dia de finalizar o tratamento ortodôntico. Em vez disso, o ortodontista recomendará o uso de uma contenção.
2. Quais os cuidados necessários com o uso do Invisalign?
Em primeiro lugar, sempre que tirar o alinhador da boca, coloque-o no estojo. Por ser transparente e pequeno, acontecem muitas situações em que as pessoas perdem o seu Invisalign, justamente porque não guardaram no estojo, como é recomendado. Independente da situação, se for tirar, guarde-o.
Fumar durante o tratamento também não é recomendado, já que o hábito pode descolorir os alinhadores. Os alimentos mais duros e também os quentes precisam ser evitados. Por fim, o paciente deve ficar o máximo de tempo possível com o Invisalign na boca para conseguir atingir melhores resultados.
3. Com que frequência devo trocar os alinhadores?
Além das tecnologias que envolvem o tratamento, a troca dos alinhadores invisíveis é um elemento decisivo para um resultado mais rápido e eficaz. Assim, é recomendada a troca dos alinhadores Invisalign a cada uma a duas semanas, devendo usá-los por 20 a 22 horas todos os dias.
Embora as visitas ao consultório do dentista diminuam com alinhadores personalizados em cada etapa do tratamento, elas ainda são necessárias para acompanhar a mobilidade dentária.
4. O tratamento é mais rápido com Invisalign do que com aparelho comum?
O sistema Invisalign permite gerenciar melhor a posição dos dentes devido ao planejamento virtual, que é feito antes do processo, para organizar cada movimentação dentária que será realizada desde o início até o final do tratamento.
O alinhador também consegue envolver todos os dentes, incluindo as regiões anteriores, posteriores e oclusal dos dentes. Assim, apenas o dente que deve ser deslocado será submetido à força. Em outras palavras, o alinhador usa a força para mover um único dente. Os demais dentes não sofrerão impactos negativos e permanecerão em suas posições originais.
Já o aparelho fixo possui um fio que conecta todos os dentes. Portanto, ao mover um dente, como resultado, os dentes próximos a ele também podem se mexer. Assim, ao comparar o tratamento ortodôntico com aparelho fixo, o período total de tratamento pode ser menor devido ao controle dos efeitos negativos que temos com os alinhadores. Em média o tratamento fica de 30 a 40% mais rápido que um tratamento convencional desde que seja bem planejado, executado e ocorra excelente colaboração do paciente.
5. Tenho que ir a uma consulta toda vez que trocar de alinhador?
Durante a consulta inicial, muitos pacientes perguntam se precisam ir ao consultório toda vez que forem trocar os seus alinhadores. Não é necessário, pois o diagnóstico inicial informa o plano de tratamento. O planejamento ortodôntico digital completo do paciente é feito após considerar os testes clínicos, escaneamento intraoral e anamnese.
Os ajustes dos alinhadores levam menos tempo e podem ser feitos pelo paciente em casa, apenas com algumas visitas ao consultório para monitoramento. A cada visita é feita uma avaliação do andamento do tratamento e das modificações necessárias para que o cronograma de movimentação dentária seja seguido e o resultado seja exatamente como o previsto.
6. De que é feito o Invisalign?
Ele é feito de um material chamado SmartTrack, que aplica uma força leve, porém constante, nos dentes. Com ele, é possível ter um controle maior sobre a movimentação dos dentes, além de ser mais confortável devido ao fato de se encaixar exatamente ao formato da arcada dentária do paciente.
Assim, o alinhamento do sorriso é mais previsível, já que todo o tratamento é planejado do início ao fim. O material SmartTrack é resultado de 8 anos de pesquisa, com mais de 260 materiais testados.
7. Só adultos podem usar?
O sistema Invisalign pode ser utilizado desde a infância, embora os alinhadores transparentes sejam populares entre os pacientes adultos porque são discretos e esteticamente agradáveis.
Para crianças a partir dos seis anos, o Invisalign First oferece tratamento ortodôntico. Além disso, existe uma linha de alinhadores feita especificamente para adolescentes chamada Invisalign First, com tratamentos de até 18 meses.
Informação extra: pacientes com implante dentário podem usar Invisalign. Nesse caso, o ortodontista planejará um tratamento em que as estruturas não se movimentem, mas permaneçam fixas durante o processo.
8. É preciso tirar para comer?
Sim, é preciso remover o Invisalign para comer, passar fio dental e também para escovar os dentes. Se você não removê-lo, os alimentos ficarão presos e será mais difícil de higienizá-lo.
Além disso, alguns alimentos mais duros, como já citamos anteriormente, podem danificar o aparelho removível. Dessa forma, é preciso tomar estes cuidados para manter a qualidade do material e também dos alinhadores.
9. Qualquer ortodontista pode fazer o tratamento?
O tratamento só pode ser realizado por um dentista credenciado no sistema Invisalign. Por isso, é preciso localizar um profissional que cumpra com este requisito. Não comece o tratamento com alguém que não está apto a realizá-lo. Além disso um profissional atualizado e responsável, bem como experiente e atento nas diversas situações que envolvem a Odontologia é fundamental durante o mesmo.
10. O Invisalign também corrige a mordida?
Sim, ele pode tratar problemas mais complexos como sobremordidas, mordidas cruzadas, Classe II, Classe III, mordidas abertas, etc. e também de dentes que foram perdidos. Ele vai deslocar os dentes para a posição desejada, sendo ideal para quem não se sente confortável com os aparelhos fixos tradicionais, que ficam expostos, machucam e causam outros desconfortos.
Faça o seu tratamento com a Cury Clínica Odontológica e comece ainda hoje a melhorar a sua qualidade de vida! Será um prazer acompanhar o processo de recuperação do seu sorriso.