Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

7 perguntas e respostas sobre o Invisalign

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 23 de novembro de 2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A busca por aparelhos ortodônticos encontrou nos últimos anos um item que despertou grande interesse no público: o Invisalign. Ele ficou popularmente conhecido como o “aparelho invisível”, pois pelas suas características ele praticamente não aparece quando sorrimos.

Além dos benefícios estéticos claros, o produto também se destaca em um comparativo direto com os modelos tradicionais, se mostrando mais eficiente. Porém, muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre ele. Será que ele pode ser a solução para os seus problemas?

Preparamos um guia com as principais perguntas e respostas sobre o tema. A avaliação sobre o fato de ele ser ou não uma opção para resolver os seus problemas deve passar por um profissional de odontologia, mas é importante que você tenha um conhecimento prévio sobre as possibilidades que ele oferece.

Quando surgiu a tecnologia Invisalign?

Diferentemente do que se pode imaginar, o Invisalign não é uma tecnologia nova, pois está disponível no mercado há cerca de 20 anos. Entretanto, nos últimos anos ele tem se popularizado em razão dos avanços tecnológicos, que deixaram o seu custo mais acessível para uma parcela maior de pacientes. A estimativa é que mais de 6 milhões de pessoas já fizeram tratamento usando o Invisalign.

Quanto tempo demora o tratamento com Invisalign?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois tudo vai depender de uma avaliação inicial feita pelo profissional de odontologia. Além disso, as condições dentárias do paciente também têm papel decisivo nessa projeção. 

Sendo assim, o que conhecemos é uma média do tempo dedicado ao tratamento. Em geral, os tratamentos com Invisalign duram entre 6 e 18 meses. A maior parcela do pacientes conclui o tratamento em até 12 meses.

O Invisalign pode ser usado somente para dentes inferiores ou superiores?

Em teoria, sim. O paciente pode utilizar apenas na parte inferior ou superior, mas esse não é o cenário ideal na maioria dos casos. Isso porque o sorriso precisa ser planejado como um todo e, portanto, não faz sentido alinhar a parte superior e deixar a parte inferior de fora. A principal recomendação é para que se utilize ele de forma completa, visando melhores resultados.

O Invisalign é um aparelho móvel?

Sim, você pode retirá-lo com facilidade para fazer suas refeições ou para escovar os dentes. Essa flexibilidade é que faz dele uma das opções mais buscadas pelos pacientes. A orientação odontológica é para que os pacientes utilizem o aparelho o máximo de tempo possível para obter melhores resultados. Entretanto, é possível retirá-lo em outras atividades se o paciente julgar necessário.

O paciente sente dor durante o tratamento?

Não há dor, o que há é uma sensação de pressão que tende a se suavizar com o passar dos dias. Em um comparativo direto com aparelhos tradicionais, o conforto é maior, o que se torna um ponto importante na hora de decidir qual tratamento seguir. Os pacientes se acostumam depois de alguns dias de uso e durante todo o tratamento essa sensação de pressão deixa de ser um incômodo.

O Invisalign é somente para adultos?

Não. Ele se tornou uma das opções mais desejadas pelos adultos pelo fato de ser discreto e removível, mas crianças e adolescentes também podem se beneficiar das suas características. Há versões específicas do produto para crianças e, após uma avaliação odontológica, é possível que o profissional possa indicar algo do gênero para o seu filho.

O Invisalign serve apenas para alinhamento dos dentes?

Não. Embora essa seja a principal utilização, o Invisalign permite ainda a correção de outros problemas, como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastema e mordida aberta. Cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo profissional de odontologia, mas tenha em mente que há sim outras funções para a tecnologia.

Ainda tem dúvidas sobre as possibilidades do Invisalign? Agende uma consulta com a Ortodontia Curitiba e conheça todos os benefícios dessa tecnologia para os seus dentes. Na maioria dos casos, o tratamento pode ser muito mais simples e acessível do que você possa imaginar.

Faça seu Agendamento