Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Entenda como funciona o tratamento com Invisalign

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 03 de agosto de 2021
  • Cury Clínica Odontológica

Por mais que os aparelhos ortodônticos comprovadamente sejam a solução para alinhamento dos dentes, muitas pessoas recusam essa alternativa por fins estéticos. Ou seja, há quem reclame dos braquetes e fios metálicos, acreditando que os benefícios que eles trazem são menores do que os incômodos do período de tratamento.

Para quem busca o alinhamento dos dentes, mas prefere fazer isso por meio de uma opção mais sutil e discreta, o Invisalign pode ser a solução. Trata-se de um alinhador ortodônticos feito com material macio e transparente e que se adapta perfeitamente à estrutura bucal do paciente.

Vamos entender melhor como esse tipo de tratamento funciona e quais são as indicações e vantagens que ele pode proporcionar.

O que é Invisalign?

O Invisalign é um tratamento dentário para aqueles que têm por objetivo alinhar os dentes. Diferentemente do que ocorre com os aparelhos fixos, estes alinhadores são removíveis e feitos a partir de moldes personalizáveis, se adaptando à estrutura bucal de cada paciente.

A principal vantagem é a discrição. Como são transparentes, eles passam praticamente despercebidos na maior parte do tempo. Além disso, como são removíveis, a limpeza tanto dos dentes quanto do Invisalign é mais simples do que a dos aparelhos tradicionais, o que garante uma melhor higiene bucal durante o período do tratamento.

A modelagem é feita a partir da obtenção de imagens 3D da arcada dentária. Essas imagens são processadas por softwares específicos que, posteriormente, geram um molde virtual que será produzido por um laboratório especializado.

Como funciona o tratamento?

O tempo de tratamento dependerá das condições de cada paciente. Em sua primeira visita ao consultório odontológico é feito um diagnóstico completo e, a partir dele, traça-se um prognóstico de tratamento, com a indicação de quantos moldes serão necessários ao longo das semanas.

A partir da modelagem da arcada dentária do paciente, são feitos diversos moldes transparentes. Cada um deles é utilizado por até duas semanas, por cerca de 22 horas por dia – há recomendação para retirada apenas durante as refeições e para escovação dos dentes.

A cada visita no consultório o paciente recebe três ou quatro moldes, o suficiente para aproximadamente dois meses de tratamento. Ao final, no retorno ao consultório um novo molde e feito, já levando em consideração todas as adequações necessárias de acordo com a evolução no alinhamento da dentição do paciente.

No Invisalign, as moldeiras promovem uma movimentação dos dentes de cerca de 0,30 mm. Elas têm aproximadamente 0,70 mm de espessura e devem ser substituídas pelo próximo par em 15 dias em média, permitindo um deslocamento gradual e suave.

Para que serve o tratamento com Invisalign?

O Invisalign é mais conhecido como um procedimento estético, indicado tanto para casos mais simples quanto para os mais complexos. Sua principal vantagem reside no fato de que apresenta resultados mais rápidos, proporcionado menos incômodo para os pacientes.

Porém, o que talvez você não saiba é que o Invisalign é também recomendado para condições médicas como sobremordida, prognatismo, diastemas, mordida aberta, mordida cruzada e outros tipos de situações. Se essa é ou não uma eventual solução para um problema seu, caberá ao profissional de odontologia decidir a partir de uma avaliação no consultório.

Portanto, independentemente da condição na qual sua dentição se encontra, um diagnóstico mais preciso só é possível a partir de uma visita ao consultório odontológico.

Recomenda-se que os pacientes visitem um dentista pelo menos uma vez a cada seis meses, tanto para limpeza quanto para reavaliações. Muitos dos problemas que surgem relacionados aos dentes podem ser resolvidos com mais facilidade quando identificados e tratados a tempo.

Em outras palavras: não adie mais os seus sorrisos. Tanto para alinhamento dos dentes quanto para outros problemas odontológicos relativamente comuns há soluções simples e práticas de tratamento, que não justificam seu sofrimento ou desconforto com métodos mais antigos ou que comprometam o seu dia a dia.

Faça seu Agendamento