Gengivite pode causar problemas ortodônticos

• Periodontia
  • 09/09/2016

Gengivite é uma inflamação na gengiva que, quando não tratada, pode gerar problemas mais graves. É uma inflamação que tem início em função do acúmulo da placa bacteriana, e com o tempo essas bactérias passam a avançar para a gengiva e para a raiz do dente.

A gengiva e toda a estrutura óssea ao redor dos dentes têm a importante função de lhe dar sustentação. Qualquer problema que ocorre nessa estrutura pode fazer com que o dente perca a sustentação e seja também prejudicado, podendo até mesmo vir a cair.

Mesmo quando a situação não chega a esse extremo, quando a raiz dental e os ossos da região são atingidos pela gengivite, o dente pode começar a se movimentar. Isso prejudica toda a estrutura dental e o alinhamento dos dentes, podendo gerar a necessidade de tratamento ortodôntico.

O que fazer?

O primeiro passo é prestar atenção nas condições da sua gengiva. Se perceber que ela está mais vermelha, inchada ou com sangramento, é hora de marcar uma consulta ao dentista. Ele fará os exames necessários e recomendará o tratamento adequado.

Muitas vezes, uma simples limpeza pode ser o suficiente para reverter o quadro. Conforme o caso se agrava, no entanto, pode ser necessária uma limpeza mais profunda ou o tratamento de canal, por exemplo.

Caso o dentista perceba que houve movimentação dos dentes, depois de realizar o tratamento, o paciente poderá precisar de um tratamento ortodôntico para corrigir o alinhamento da arcada dentária.

PrevençãoLimpeza dentária

O mais importante para a prevenção da gengivite é a higiene bucal. Pelo menos três vezes ao dia, é necessário realizar a escovação minuciosa. Além disso, ao menos uma vez ao dia é recomendado o uso do fio dental.

Outro ponto bastante importante é consultar o dentista regularmente. O recomendado é uma consulta a cada seis meses para a realização de uma limpeza profissional e um check-up geral.