A digestão dos alimentos se inicia na boca, com a mastigação. Problemas no modo de mastigar podem gerar consequências não só para a articulação da mandíbula, como também no funcionamento de todo o sistema digestivo. A mastigação correta fortalece a musculatura da boca e da língua, beneficia a Articulação Temporomandibular (ATM) e auxilia na digestão adequada dos alimentos.
Em primeiro lugar, é importante entender como funciona todo o processo de mastigação:
- Os dentes da frente, ou incisivos, são responsáveis por cortar a comida, o que corresponde à menor porção do processo mastigatório;
- Os dentes pré-molares são responsáveis por triturar a comida, formando partes menores para facilitar a digestão, o que corresponde à maior porção da mastigação;
- Os dentes molares são responsáveis por tornar essas partes ainda menores;
- A saliva facilita todo esse processo, e ajuda a formar o bolo alimentar.
Durante toda a mastigação, a Articulação Temporomandibular (ATM) está em funcionamento, e por isso sofre as consequências quando o processo ocorre de maneira incorreta. Quando a mastigação incorreta é constante, pode ser desenvolvida a Disfunção de ATM, que causa problemas como estalos e dores na articulação, dores de cabeça, de ouvido e até mesmo nos ombros e costas, entre outros.
Além desses problemas, a digestão dos alimentos também é diretamente prejudicada pela mastigação feita de maneira errada. Isso pode gerar a sensação de peso no estômago, dores abdominais, enjoos, entre outros. Além disso, a mastigação correta auxilia inclusive no emagrecimento.
Veja agora algumas dicas básicas para uma mastigação correta:
- Não se deve mastigar muito rapidamente e engolir o alimento quase inteiro. Isso não significa que seja necessário mastigar por um longo tempo e deixar os alimentos completamente triturados. O ideal é atingir um equilíbrio, o que ajudará na digestão.
- Mastigue dos dois lados da boca, para atingir um equilíbrio em relação à musculatura utilizada. Isso pode ser feito tanto alternadamente quanto simultaneamente.
- Os movimentos realizados devem ser tanto verticais quanto rotatórios.
- Os lábios devem estar fechados ao mastigar, para auxiliar nos movimentos da língua durante o processo.
Seguindo essas dicas simples, é possível ter uma vida mais saudável e evitar maiores problemas que podem surgir posteriormente.