Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Invisalign e terceira idade: nunca é tarde para ter um lindo sorriso

  • Odontologia Estética
  • 18 de maio de 2022
  • Cury Clínica Odontológica

Quando o assunto é saúde bucal e estética, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Provavelmente vem alguma criança ou jovem adulto sorrindo, não é mesmo? Você não está só. Muitas vezes assimilamos que os tratamentos ortodônticos apresentam um foco maior no público mais jovem.

No entanto, é importante (re)configurarmos este pensamento e acrescentar à equação, também, a população idosa. Afinal, os cuidados com a saúde bucal são indispensáveis, independentemente da idade do paciente. 

Um dos tratamentos ortodônticos mais procurados ultimamente é o Invisalign®. Trata-se de um procedimento rápido, prático e indolor, que pode ser escolhido por pessoas de todas as idades, basta apenas querer melhorar sua qualidade de vida e apostar em um sorriso mais bonito e saudável.

Por isso, neste artigo, trouxemos algumas informações relevantes que vão comentar sobre “Invisalign para pacientes da terceira idade”. Trata-se de um conteúdo ideal para aqueles que desejam alcançar aquele sorrisão! 

O Invisalign é um tratamento ortodôntico rápido, prático e indolor que, cada vez mais, vem sendo adotado pelos pacientes. Uma das dúvidas recorrentes é quanto ao seu uso na terceira idade. Neste texto, esclarecemos algumas questões sobre o assunto. Continue a leitura!

Afinal, há limite de idade para o Invisalign?

Não. A boa notícia é que, relacionado à idade, não há restrição alguma. Ou seja, tanto adolescentes, quanto jovens adultos e pessoas com idade mais avançada, podem fazer o usufruto do tratamento. Assim como outros aparelhos ortodônticos, o Invisalign trata o paciente independentemente da saúde dos dentes e da gengiva.

Em alguns casos, por exemplo, em que o indivíduo possui retrações gengivais mais graves, ele ainda pode optar pelos alinhadores invisíveis. Entretanto, para tal, é necessário, assim como em todos os procedimentos relacionados à saúde bucal, uma avaliação e um diagnóstico realizado por um profissional capacitado.

aparelho invisalign

Existem diferenças no tratamento entre pacientes jovens e idosos?

Sim. Uma das mais expressivas é a periodicidade de troca dos alinhadores entre as idades. No caso de adolescentes, o aparelho é trocado a cada 7 dias devido ao osso ser mais maleável. Os idosos, por sua vez, trocam a cada 10 — em casos mais comuns — ou 15 dias, pois varia de acordo com o paciente. 

Mas vale reforçar que cada caso é um caso e o Invisalign leva isso em conta, pois seu tratamento pode ser personalizado de acordo com as especificações do paciente.

Então quer dizer que o tratamento é mais longo para idosos?

Não necessariamente, pois não se trata de uma regra para todos os casos. A variável que mais determina o tempo de uso do aparelho é a complexidade do caso. Isto é, dependendo da situação, um idoso pode ter um tempo de tratamento igual ou até menor em relação a um adolescente que possui uma maloclusão mais complexa.

Devido a situações como essa é que uma avaliação prévia é realizada a fim de descobrir a real situação do paciente. Além disso, o que também pode influenciar na duração do tratamento é a própria disciplina e higienização do paciente. Uma vez que o Invisalign é removível, este pode ser facilmente esquecido de ser utilizado, o que pode retardar ainda mais a conclusão do caso.

Invisalign para pacientes da terceira idade: quais os benefícios?

Quando o assunto é invisalign para pacientes da terceira idade, algumas informações devem ser levadas em consideração na discussão sobre se este é o procedimento mais adequado à população idosa, como, por exemplo, quais as vantagens deste tratamento — que são várias.

Elas estão associadas ao conforto, estética e liberdade para se alimentar, além da possibilidade de realização da higienização completa da boca, como, por exemplo, o uso do fio dental

Existe uma recomendação que diz que o aparelho deve ser utilizado por cerca de 22 horas diárias, por isso, o paciente utiliza das duas horas restantes para alimentar-se e fazer sua higiene.

Além disso, devido às trocas periódicas (semanais ou quinzenais), os alinhadores invisíveis são um dos tratamentos mais ágeis para a correção do sorriso.

Afinal, os alinhadores invisíveis são os aparelhos mais recomendados pelos profissionais da área devido ao conforto, agilidade e liberdade que podem oferecer a este público de idade mais avançada.

Portanto, quais cuidados devem ser tomados?

Os cuidados que os pacientes devem tomar em relação ao uso dos alinhadores são basicamente os mesmos que outros aparelhos e procedimentos ortodônticos.

Trata-se da higienização impecável (regular), realizar revisões periódicas com o dentista, utilizar corretamente o alinhador de acordo com o processo estipulado, assim como evitar a remoção repetitiva do Invisalign dos dentes.

homem idoso escovando os dentes

Independentemente da idade, o que importa é cuidar do sorriso

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a temática “invisalign para pacientes da terceira idade”, você também já deve ter percebido que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde bucal e ter aquele carinho especial pelos nossos dentes.

Com a ajuda do procedimento ortodôntico ideal, aliado à disciplina do paciente e ao profissionalismo do profissional qualificado, é possível alcançar aquele sorriso dos sonhos, que gera felicidade e satisfação a todos.

Assim, o Invisalign pode ser a solução que você precisa para cuidar dos seus dentes de maneira eficaz e satisfatória.

Fonte(s): 

Blog Gustavo Menegucci e Blog Rodrigo Almada.

Faça seu Agendamento