Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Medidas preventivas adotadas pela Cury Clínica Odontológica para evitar a disseminação do Coronavírus

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 21/03/2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Há mais de um ano nos acostumamos a conviver com a pandemia de coronavírus. Uso de máscara em todas as ocasiões, distanciamento social e lavar as mãos ou utilizar álcool em gel passaram a fazer parte da nossa rotina.

O distanciamento social colocou em segundo plano também a visita ao consultório odontológico e não deveria ser assim. Visitas periódicas ao dentista são fundamentais na prevenção de doenças e garantem uma dentição mais saudável, livre de problemas. 

Porém, como ir ao dentista em meio a uma pandemia sem correr riscos desnecessários? Para isso, é fundamental frequentar locais que estejam tomando todos os cuidados recomendados para evitar qualquer tipo de contaminação.

Coronavírus: o maior desafio da nossa geração

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.

A Covid-19 se propaga via gotículas respiratórias, espirro, tosse, catarro, contato direto com secreções infectadas e aerossóis. 

As principais medidas de prevenção contra a Covid-19 já são amplamente conhecidas a essa altura, mas é importante reforçá-las:

  • Lave as mãos regularmente com água e sabão; se não tiver acesso a uma torneira, utilize álcool em gel sempre que tocar em outras superfícies.
  • Utilize máscara sempre que estiver fora de casa.
  • Evite aglomerações e contato físico. Mantenha-se a pelo menos um metro de distância de outras pessoas.
  • Evite deslocamentos desnecessários, como passeios em shoppings ou visitas a bares e restaurantes; evite ainda viagens nacionais e internacionais. 
  • Se perceber sintomas como tosse ou dificuldade de respiração, fique em casa e evite contato com outras pessoas.
  • Se os sintomas se agravarem, procure orientação médica em um hospital ou posto de saúde.

Quais as medidas que estão sendo tomadas pela Cury Clínica Odontológica?

Para evitar a propagação do coronavírus, a Cury Clínica Odontológica adotou uma série de medidas de segurança. Elas incluem desde o preparo das nossas equipes para lidar com esse cenário até mudanças no sistema de atendimento aos pacientes. As ações incluem:

  • Maior espaçamento entre as consultas para evitar encontros em salas de espera;
  • Menor número de agendamentos diários;
  • Reforço em todos os processos, o que inclui o não agendamento de pacientes com sintomas da doença;
  • Reforço sobre a importância de lavar as mãos com maior frequência;
  • Desinfecção dos ambientes e preparo das salas com altíssimo controle preventivo;
  • Uso de máscaras, luvas e EPIs adequados por parte de todos os nossos colaboradores.

Para os pacientes, as principais orientações são manter as medidas preventivas mencionadas no início desse texto. E mais: ao perceber qualquer sintoma da doença, a recomendação é desmarcar eventuais consultas odontológicas agendadas ou comunicar o seu dentista. 

Sabemos que esse é um momento difícil para todos nós, e ainda que seja fundamental a prevenção contra o coronavírus, os cuidados com os dentes E SUA SAÚDE também não podem ser colocados em segundo plano. 

Até porque para a própria prevenção da doença o cuidado bucal é importante: estudo recente aponta que existe uma associação entre maior gravidade da doença em pacientes com periodontite (inflamação nas gengivas e nos tecidos de suporte).

Por isso, estamos redobrando nossos esforços para garantir toda a segurança necessária e a Cury Clínica Odontológica está fazendo tudo ao seu alcance para que os pacientes possam se sentir seguros em todos os procedimentos.

.....

Em caso de dúvidas sobre como proceder nas consultas odontológicas, entre em contato com a Cury Clínica Odontológica para orientações mais detalhadas. Seguindo todos os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, é possível manter os cuidados odontológicos em dia mesmo durante um período tão turbulento.