Novembro Azul: História e como se prevenir

• 21/11/2017

Inspirado no movimento Outubro Rosa, o Novembro Azul é o mês da conscientização contra o câncer de próstata. O movimento incentiva os homens a cuidarem da sua saúde, prevenindo-se e realizando exames regulares.

O câncer de próstata costuma ser assintomático. Na maioria dos casos, os sintomas só começam a aparecer quando a doença já se encontra em estágio avançado. Isso dificulta o tratamento e o torna também mais agressivo. Por isso, a prevenção é tão importante!

Como se prevenir

O primeiro passo é o homem deve realizar os exames regularmente, pelo menos a partir dos 50 anos de idade. Para homens que possuem histórico familiar da doença, recomenda-se realizar os exames a partir dos 45 anos.

O diagnóstico é feito por dois exames principais: o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal. A dosagem de PSA no sangue é um indicador importante, mas não substitui o exame de toque, que será necessário caso haja suspeitas.

Outra dica importante para se prevenir é cuidar da alimentação. Uma dieta rica, variada e com menos gordura de origem animal é imprescindível para manter a saúde. Além disso, atividade física diária, pelo menos por 30 minutos, também é importante.

Novembro Azul previnir é o melhor remédio Cury Clínica Odontologia

Neste Novembro Azul, cuide da sua saúde! Além de se prevenir contra o câncer de próstata, cuide também da sua saúde geral e da bucal. A Cury Clínica Odontológica apoia essa causa, e está de portas abertas para você realizar seu check-up preventivo!