Novembro Azul

• 25/11/2016

O movimento Novembro Azul foi criado há quatro anos pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de alertar os homens sobre a prevenção contra o câncer de próstata. Além disso, ao longo do mês também são realizadas campanhas sobre outros aspectos da saúde masculina.

Em fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, que surgem apenas nos estágios mais avançados da doença. Por isso, caso os exames preventivos não sejam realizados, a doença pode ser diagnosticada já tardiamente. Quando surgem os sintomas, os mais comuns são dor e dificuldade ao urinar, e em alguns casos disfunção erétil.

Exames e prevenção

A partir dos 45 anos, é importante que o homem consulte o urologista para saber se possui algum fator de risco em relação à doença. A partir dos 50 anos, por sua vez, é importante que os exames preventivos sejam realizados anualmente.

novembro azulO exame de sangue é responsável por verificar a dosagem de PSA no sangue, que é o Antígeno Prostático Específico. As chances de um homem desenvolver câncer de próstata aumentam de acordo com o aumento do nível de PSA no sangue.

No entanto, a verificação da dosagem de PSA isoladamente não consegue ser tão exata como diagnóstico. Por isso, o exame de toque retal também é indispensável.

Como prevenção, é importante que o homem cuide da alimentação e pratique atividades físicas regularmente. Também é importante evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar. Além disso, é preciso redobrar a atenção quando se sabe de casos de câncer de próstata na família, uma vez que a hereditariedade também é um indicativo importante.

Quanto ao tratamento, pode envolver a remoção total ou parcial da glândula da próstata. Alguns casos podem necessitar também de radioterapia.

Na Cury Clínica Odonológica, unimos ao movimento contra o câncer de próstata o cuidado com a saúde bucal, no Novembro Azul e Branco. Isso porque o câncer de boca é mais frequente em homens do que em mulheres.

Por isso, no próximo artigo falaremos mais sobre o câncer de boca, seus sintomas, tratamentos e formas de prevenção.